Notícias

Prefeitura abre escolas aos sábados

Alunos do município recebem reforço escolar e alimentação


Por Tiago Netto

18/10/2019 - Edição 1959

Autoridades e professores antes do início da aula de educação física
Autoridades e professores antes do início da aula de educação física

O Sábado Carioca é um projeto criado pela prefeitura e já atraí cerca de 600 crianças de escolas municipais da Ilha para atividades esportivas, reforço escolar e alimentação. O programa está sendo realizado em 12 escolas da região, os alunos chegam às escolas às 8h, quando tomam café da manhã e se reúnem para uma lição coletiva. Depois todos vão para diversas atividades como futebol, oficina de jiu-jitsu, vôlei e aulas de reforço de português e matemática, entre outras atividades. Às 12h almoçam e vão para casa.

A coordenadora da 11ª CRE, Tânia Bendas, diz que tem visto bons resultados no projeto e que cada vez mais alunos querem participar.

Alunos de diversas idades praticam esportes e estudam durante os sábados vagos para melhorar as notas no último bimestre do ano

— Para nós é uma alegria realizar essas atividades pois sabemos da realidade complicada que muitos alunos vivem. Com o projeto, os alunos estão na escola aprendendo, se divertindo e sendo alimentados. Abrimos também para outros alunos de escolas parceiras para ser inseridos nas atividades. Tudo pela educação vale a pena.

Em recente visita à Ilha o Prefeito Marcelo Crivella falou sobre a importância do projeto, e afirmou que só foi possível remanejando a verba que antes ia exclusivamente ao carnaval.

Projeto acontece em diversos colégios da região

— Muitas crianças não têm o que comer em suas casas e nós não podemos desamparar essas famílias. Colocamos o aluno para se desenvolver e dar a tranquilidade ao pai, ou a mãe, que seu filho será alimentado também aos sábados. E no domingo, se a família ainda assim precisar de ajuda, certamente ela contará com as igrejas de portas abertas.

Na Ilha o projeto acontece nas escolas municipais Dunshee de Abranches, Brigadeiro Eduardo Gomes, Holanda, Magdalena Tagliaferro, Rodrigo Otávio, Anita Garibaldi, Comandante Guilherme Fischer Presser, Conjunto Praia da Bandeira, Nelson Prudêncio, CIEP João Mangabeira, CIEP Dr. João Ramos de Souza e EDI Tenente Pedro de Lima.