Notícias

Praia da Rosa ganha horta comunitária

Projeto é uma parceria do Conexão Escola com a Associação de Mulheres da Ilha do Governador


17/12/2021 - Edição 2072

Jovens do projeto Conexão Escola aprenderam técnicas de plantio da horta vertical e em pneus
Jovens do projeto Conexão Escola aprenderam técnicas de plantio da horta vertical e em pneus

A comunidade da Praia da Rosa recebeu a sua primeira horta comunitária no último sábado (11). A ação é parte de uma parceria entre a Associação de Mulheres da Ilha do Governador (Amuig) e o projeto Conexão Escola, apoiado pela concessionária RioGaleão. 

A ação reuniu cerca de cem jovens e adultos, entre eles alunos do Conexão Escola e moradores da comunidade, que agora vão poder plantar e colher verduras, legumes e hortaliças no espaço. Ambientalistas também estiveram presentes na ação para ensinar técnicas de plantio e cuidado com as espécies. 

A horta comunitária fica localizada na Praça Manoel Salles Coutinho, em frente à sede da Amuig, e conta com hortas verticais, em espiral e plantadas em pneus. Além do benefício de pôr alimentos à disposição dos moradores, a ação tem como ponto positivo revitalizar o espaço da comunidade.  

Para a vice-presidente da Amuig, Carla Pereira, a ação é bastante benéfica por elevar a qualidade de vida dos moradores da Praia da Roca e a expectativa é que a medida seja estendida à outras comunidades da região.  

— A ação foi um sucesso, sobretudo pelo fato de que agora os moradores podem colher verduras e legumes em frente à porta de casa. Esse foi o primeiro passo e agora o objetivo é ampliar para outras localidades e assim criar comunidades com o pensamento mais sustentável — explica. 

O grande desafio é manter a conservação da horta comunitária. E para garantir a preservação do espaço, os moradores se organizam para cuidar da horta. 

— O importante é ter sempre alguém cuidando, porque é um espaço que é para o benefício do próprio morador. Se todos tiverem essa consciência, a horta vai estar sempre bem preservada, e o projeto vai durar para beneficiar mais pessoas na comunidade da Praia da Rosa — finaliza Carla Pereira.