Notícias

Praças da região seguem abandonadas

Demora para início das obras acelera degradação dos equipamentos


17/06/2022 - Edição 2098

No Aterro do Cocotá a área de lazer para as crianças também está abandonada e precisa de recuperação dos equipamentos
No Aterro do Cocotá a área de lazer para as crianças também está abandonada e precisa de recuperação dos equipamentos

Um projeto da prefeitura do Rio que visava recuperar praças na Ilha do Governador ainda não saiu do papel. As obras sequer foram iniciadas e os locais onde foram prometidas as melhorias se encontram com problemas na conservação dos equipamentos, iluminação e limpeza. 

Em visita à região realizada em março, o prefeito Eduardo Paes, junto com o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, anunciaram a reforma de cinco praças: Elis Regina e Stuart Angel Jones, na Portuguesa; Papai Noel, no Moneró; Frei Paulo, no Tauá; e do Loreto, no Galeão.  

Segundo a prefeitura, a iniciativa tinha como objetivo de integrar as escolas da rede municipal aos espaços públicos da cidade. Entretanto, três meses depois, a maioria dessas praças se encontram em estado de abandono e impróprias para esta integração. 

Um dos casos mais preocupantes é a Praça do Loreto. Uma das únicas áreas de lazer do Galeão, a praça está com os brinquedos e grades de proteção danificados, quadras esportivas em mau estado, capim alto, além de acumular lixo e em muitas vezes servir como moradia para moradores de rua. E para agravar, a praça fica em frente a uma unidade de ensino, a Escola Municipal Anita Garibaldi, e outra de saúde, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. 

— A realidade é que a Praça do Loreto hoje é um local inseguro. Cada vez menos as crianças frequentam e as pessoas em geral passam por ela com medo. Já não há tantas opções de praças no bairro e a que temos está abandonada. É simplesmente lamentável — diz Luciano Pontes, 49 anos, morador do Galeão. 

Já na Praça Elis Regina o problema praticamente se repete. Além da má conservação dos equipamentos e das quadras esportivas, a praça ainda sofre com a falta de iluminação adequada, deixando o local quase todo às escuras no período da noite.  

— Está completamente imprópria para uso. A criança que tenta brincar nessa praça corre um sério risco de se machucar, porque os brinquedos e as grades estão quebrados e no escuro você não consegue ver. A obra prometida não é só importante para a aparência da praça, mas também para garantir a integridade física dos mais jovens — afirma Carla Lourenço, 37 anos, que mora nas imediações da Praça Elis Regina. 

A Subprefeitura das Ilhas informou que os processos para revitalização das cinco praças estão seguindo os trâmites normais e estão em fase de licitação.