Notícias

Praça ganha nome de Tenente Marques

Homenagem é gratidão dos moradores a um antigo líder da comunidade


06/09/2019 - Edição 1953

João é filho do Tenente Marques e lembra orgulhoso a bela trajetória do pai
João é filho do Tenente Marques e lembra orgulhoso a bela trajetória do pai

A Praça Tenente Marques, inaugurada no Guarabu, no dia 5 de agosto, com a presença do prefeito Marcelo Crivella é uma homenagem a um insulano muito querido pelos moradores da comunidade, que ficaram felizes com a honraria. Eles lembram que na sua época, ele lutou muito para que a comunidade tivesse serviços básicos, como esgoto e água encanada.

O nome dele era José Marques, mas ficou mais conhecido como Tenente Marques, seu nome de guerra na Aeronáutica. Nasceu em 1914, na cidade de Teixeiras, em Minas Gerais, aos 20 anos de idade se mudou para o Rio de Janeiro e foi morar na comunidade do Guarabu, onde fundou a associação dos moradores e se tornou uma importante liderança local.

Hoje, o seu filho João Marques, 72, nascido e criado no Guarabu é agente da Guarda Municipal e lembra orgulhoso das empreitadas do pai para beneficiar a comunidade.

— Meu pai se doou muito por esta comunidade. Ele tinha garra e cobrava sempre melhorias para o local. Lembro-me de juntarmos alguns moradores para cavar várias ruas do Guarabu e colocar encanamento de água para abastecer casas onde a água não chegava. Ele tornou o Guarabu seu bem mais precioso.

O antigo terreno baldio virou área de lazer no Guarabu

De acordo com moradores, o Tenente Marques, desenvolveu diversos projetos sociais principalmente para crianças, facilitando o acesso à cultura e ao desenvolvimento escolar, através de eventos na Escola Holanda. Segundo os moradores da comunidade, muitas famílias que hoje estão abrigadas devem a moradia ao esforço do tenente.

— Marques ajudou a minha avó a conseguir a posse de seu terreno e quando ela não teve mais condições para fazer a obra, ele fez uma vaquinha entre os moradores e conseguiu ajudar a terminar. Minha avó já é falecida, mas a casa onde moramos ficou de herança para meus pais e para mim. Tudo isso graças ao esforço de uma pessoa que, sem querer nada em troca, ajudou muito a todos nós — disse Elias Santos, 65 anos, morador da comunidade.

A praça que foi batizada com o nome de Tenente Marques fica na Rua Oscar de Melo, próximo à Escola Holanda. A área era um terreno baldio e após pedido da vereadora Tânia Bastos (PRB) foi revitalizada e agora possui área de convivência coberta, bancos, mesas e brinquedos para as crianças. Segundo antigos moradores, o local foi uma boa escolha para a homenagem, pois o Tenente Marques tinha uma preocupação especial com as crianças e era chamado carinhosamente de Herói da Comunidade.