Notícias

Postos imunizam pessoas a partir de 80 anos no sábado

As clínicas da família e postos de saúde da região retomaram na quinta-feira (25), a vacinação em primeira dose de idosos contra a Covid-19.


26/02/2021 - Edição 2030

Idosa recebe a primeira dose da vacina dentro do carro
Idosa recebe a primeira dose da vacina dentro do carro

As clínicas da família e postos de saúde da região retomaram na quinta-feira (25), a vacinação em primeira dose de idosos contra a Covid-19. A campanha estava paralisada desde a quarta-feira passada (17) por falta de doses. Este retorno só foi possível após a confirmação de repasse de 105 mil doses dos imunizantes, quantidade considerada suficiente para atender o publico entre 82 a 80 anos, já que a população estimada dessas três idades é de cerca de 100 mil pessoas.

São três dias de vacinação, até sábado, seguindo de onde o calendário havia parado e respeitando o escalonamento por idade. Ou seja, nesta sexta-feira (26), está liberada a vacinação para pessoas de 81 anos. Já no sábado (27), é a vez de pessoas com 80 anos e todas as outras acima desta idade que perderam a imunização no dia que estava definida a sua classificação etária no calendário. A retomada da vacinação foi considerada parcial pela prefeitura, porque, embora haja vacina para idosos acima de 80 anos, ainda não há previsão de chegada para que idosos com menos de 80 anos tomem a primeira dose.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou que novas datas serão divulgadas à medida que chegarem mais remessas. Enquanto isso, a vacinação só está confirmada até sábado (27). “Espero nesta sexta (26) dar mais informações sobre os passos seguintes. Se Deus quiser, na semana que vem a gente continua a vacinação. Mas estamos aguardando ainda a chegada de mais vacinas para informar até que dia a gente pode confirmar a vacinação”, informou Paes.

O insulano Marcelo Cunha, de 82 anos, morador do Zumbi, aproveitou a quinta-feira (25) para garantir a primeira dose de sua imunização contra a Covid-19. Ele esteve pela manhã no Posto de Saúde Necker Pinto, ao lado do 17ºBPM, com sua neta Fernanda Vasconcellos.

– Foi bem rápido, já que não havia fila. É uma sensação de alívio estar iniciando o processo para minha imunização contra a doença e de certa forma aliviar um pouco a preocupação e o zelo que minha família teve comigo nos últimos meses. Confesso que redobrava meus cuidados justamente para que eles ficassem aliviados – brinca Marcelo.

No último boletim epidemiológico divulgado semana passada pela prefeitura, a região da Ilha foi classificada como risco moderado de contágio da Covid-19. Esta última semana apresentou uma diminuição no número de casos em comparação aos últimos 15 dias, por isso esta nova classificação foi determinada.