Lusa

Portuguesa prepara time para o Cariocão

Elenco foi reforçado e meta é disputar pela primeira vez as semifinais


Por André Oliveira

05/02/2021 - Edição 2027

Atletas treinam desde meados de janeiro para chegar na competição com um bom condicionamento físico
Atletas treinam desde meados de janeiro para chegar na competição com um bom condicionamento físico

A equipe de futebol da Associação Atlética Portuguesa já está em pré-temporada e preparação para o sexto Campeonato Carioca Série A consecutivo que o clube vai disputar. A diretoria com a comissão técnica e jogadores traçaram uma meta ousada, mas possível de ser cumprida: quer conquistar pela primeira vez na história vaga nas semifinais do campeonato. Para isso, contratações pontuais foram feitas para reforçar o time que apresentou um bom desempenho na Série D do Campeonato Brasileiro em 2020.

A sonhada vaga nas semifinais do Estadual vem batendo na trave há alguns anos. Em 2018, ano em que a Lusa fez a melhor campanha da história no atual formato do campeonato, a equipe deixou escapar por um triz a vaga tanto na Taça Guanabara para o Boavista, quanto na Taça Rio para o Flamengo. No ano passado, um empate contra o Botafogo em um jogo que a Lusa foi melhor que o adversário, tirou a chance de avançar de fase. O presidente Marcelo Barros acredita no plantel que vem montando e está otimista com uma boa performance.

— Esse vai ser um ano difícil financeiramente para todos os clubes envolvidos com futebol. A pandemia diminuiu receitas e o poderio de investimento, mas a Lusa vai fazer um grande esforço para ter um time competitivo e que possa jogar de igual com todas as equipes. Para isso, mapeamos bem o mercado de jogadores e buscamos jogadores experientes que tenham rodagem no Brasileirão Série B e C, para fortalecer ainda mais o grupo — comenta o presidente.

Os volantes Everton Heleno e Wellington Cézar, que fizeram uma boa competição pelo Botafogo-PB, chegaram como reforços para a Lusa. O meia-atacante Robert, ex-Barcelona e ex-Fluminense também está entre as novidades. O meia Romarinho retorna à Lusa após um período emprestado ao Brasiliense. O atacante Jhulliam, destaque em 2020 pelo clube, está de volta, e para o ataque, Rafael Oliveira, com passagens por times de Norte e Nordeste chega para agrega ainda mais a força ao elenco.

A competição tem início marcado para o dia 6 de março. Logo nas duas primeiras rodadas, a Lusa enfrenta a equipe do Vasco da Gama e o Fluminense. A diretoria entende que pegar os clubes de maior investimento no início do campeonato é melhor pois essas equipess estarão em período de preparação. Vamos torcer. Vamos, Lusa!