Lusa

Portuguesa está na final da Copa Rio

Classificação garante participação da Lusa em competição nacional


06/10/2023 - Edição 2166

Missão cumprida. A Associação Atlética Portuguesa no ano do seu centenário, em 2024, vai jogar mais uma vez uma competição nacional. O resultado veio após a Lusa garantir o empate por 1x1, na Serra de Petrópolis, diante da equipe do Serrano. Com o resultado do primeiro jogo, que terminou na Ilha em 3x2, no placar agregado a Portuguesa avançou para a final da Copa Rio. 

O jogo foi bastante disputado. A Portuguesa saiu na frente aos 16 minutos de jogo, com o atacante Macário marcando de cabeça após jogada individual de Lucas Santos. Mas ainda no primeiro, a equipe do Serrano empatou o jogo. No segundo tempo, a Portuguesa ainda teve pelo menos três oportunidades de sair com a vitória, além de um pênalti perdido, mas acabou desperdiçando. No final, a Lusa conseguiu segurar o empate e sacramentou a classificação. 

— Fizemos valer o nosso favoritismo. Era muito importante para a Lusa garantir vaga em pelo menos uma competição nacional no próximo ano. Agora vamos para a última missão do ano, que são essas duas partidas da final, e esperamos comemorar esse título na temporada — afirma o goleiro Dida. 

O adversário da Lusa já está definido. Será o Olaria em jogos de ida e volta. Além de brigar pelo tricampeonato da Copa Rio, a Portuguesa luta pelo direito de escolher qual competição vai disputar em 2024. Caso vença, a Lusa poderá escolher entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D. O vice campeão fica com a outra vaga. 

— Nosso objetivo a gente não esconde, que é a Série D. Infelizmente batemos na trave nos dois últimos anos. Mas tenho certeza que essas frustrações servirão como combustível para seguirmos em frente ainda mais forte. A Lusa sempre valorizou a Copa Rio e também faremos de tudo para terminar esse ano, que tivemos uma média de público histórica, com uma medalha no peito — afirma o vice-presidente de futebol, Marcelo Barros. 

Agora, a Portuguesa aguarda o sorteio que será realizado na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, para definir a ordem dos mandos de campo. A data e horário dos jogos serão definidos posteriormente.