Lusa

Portuguesa é patrimônio dos insulanos

Cobertura das arquibancadas foi projetada por Oscar Niemeyer


28/06/2019 - Edição 1943

As marquises históricas do Jockey Club Guanabara nas corridas de cavalo aos finais de semana na Ilha
As marquises históricas do Jockey Club Guanabara nas corridas de cavalo aos finais de semana na Ilha

A Associação Atlética Portuguesa, que completa 95 anos em dezembro, tem sua trajetória ligada a grandes e bons serviços prestados à comunidade da Ilha do Governador. Seja através do esporte, atividade em que já revelou diversos craques para o futebol brasileiro ou pelo engajamento na proposta de abrir suas portas para participação da comunidade. A Portuguesa se destaca por ser considerada o clube de coração da maioria dos insulanos.

A história da Associação Atlética na Ilha começou em 1962, quando os diretores do clube arrendaram o Hipódromo Jockey Club Guanabara, da família Valentim Bouças. Até hoje, o clube mantém a estrutura das marquises do estádio, obra projetada por Oscar Niemeyer e executada pelo arquiteto Hélio Modesto. A construção é original e um verdadeiro patrimônio cultural material, pela importância histórica e arquitetura arrojada.

Depois da compra do Jockey, a Portuguesa transformou o espaço com as arquibancadas no tradicional Estádio Luso-Brasileiro, que se tornou um dos gramados mais importantes da cidade. Parcerias com o Botafogo e Flamengo já proporcionaram grandes jogos pelo Campeonato Brasileiro, além de partidas internacionais.

A arquitetura projetada na década de 60 é conservada pelo clube que faz questão de manter com orgulho o formato original

A Portuguesa desenvolve diversos projetos sociais gratuitos que beneficiam jovens e adultos, além de atividades para crianças com necessidades especiais e idosos. “Nossa missão é proporcionar um ambiente familiar, saudável e acolhedor, sempre pensando no desenvolvimento da comunidade que frequenta o clube e o entende como um parceiro para todos os momentos. É importante ter gratidão aos diretores que tiveram a visão na década de 60 e trouxeram a Portuguesa para Ilha", disse o presidente João Rego.

Para o presidente da Associação Comercial da Ilha, José Richard Waichel, a Portuguesa, por sua grandeza histórica se tornou referência na Ilha diante do que representa para a população e pela realização de grandes eventos esportivos, de lazer e comunitários com entrada franca, como é a festa de chegada de Natal da Ilha que reúne mais de 10 mil crianças e acontece há cerca de 35 anos com salto de paraquedistas e Papai Noel chegando de Helicóptero e sorteando presentes às crianças.

O presidente da OAB da Ilha, Franklin Barretto, também destaca as atividades relevantes da Lusa, que abre as suas portas para os moradores e realiza ações que contribuem para o bem estar da população. “Postura como a da Portuguesa de busca constante de integração com a região são importantes. É um clube tradicional e que está no coração dos insulanos”.

A Associação Atlética Portuguesa é um clube que orgulha a comunidade de quase 300 mil habitantes da Ilha do Governador e que tem o clube como seu.