Lusa

Portuguesa completa 96 anos de história

Data foi celebrada com uma missa na Capela Nossa Senhora de Fátima


Por André Oliveira

18/12/2020 - Edição 2020

O presidente Marcelo presenteou o padre Gilvan com uma camisa do clube
O presidente Marcelo presenteou o padre Gilvan com uma camisa do clube

A Associação Atlética Portuguesa completou na quinta-feira (17), 96 anos de existência lembrados na missa realizada na Capela Nossa Senhora de Fátima, padroeira do clube, localizada ao lado da sede social. A Lusa Carioca, que foi fundada por empresários portugueses do ramo de sacarias inspirados na Portuguesa Santista, tem evoluído e desponta como um dos principais clubes de lazer e esportes da cidade.

A história de ligação com a Ilha do Governador começou em 1963 quando os dirigentes lusitanos, à época, compraram o terreno do antigo hipódromo Jockey Club Guanabara. Há 57 anos na região, o clube construiu o Estádio Luso-Brasileiro e aos poucos tornou-se referência na Ilha pela sua ligação com o futebol, revelando grandes jogadores, além de proporcionar opções de lazer e entretenimento e eventos que marcaram gerações, como é o caso da Patin House e os bailes de carnaval.

O presidente Marcelo e o vice Joao Rêgo inauguraram o novo espaço de sinuca da Lusa que recebe o nome de Gilberto Souza Gomes

Em virtude da pandemia do novo coronavírus e em respeito a alguns amigos do clube, que não resistiram à doença, a direção da Lusa optou por não realizar a grande celebração de aniversário que ocorre todo ano. De acordo com o presidente Marcelo Barros, o clube chega aos 96 anos revigorado, e com grandes obras que servirão como legado no futuro. A expectativa é grande de que a Lusa continue em ascensão nos próximos anos.

— A pandemia da Covid-19 nos tirou grandes amigos, é verdade, e deles lembraremos com carinho sempre. Chegar aos 96 anos, resistindo em meio a tudo que aconteceu nos últimos meses, é uma demonstração de que a Lusa está trilhando um caminho certo, o caminho das vitórias. Conseguimos, inclusive, grandes conquistas esportivas que também ficarão marcadas este ano. É agradecer a Deus que nos permitiu seguir nesta caminhada e vamos buscar mais e mais benfeitorias ao clube — garante o presidente Marcelo.

Na noite de quinta-feira (17), respeitando as regras de ouro estabelecidas pelas autoridades, o clube inaugurou no espaço em cima da cantina principal, o “Cantinho da Sinuca”, que levou o nome de Gilberto Souza Gomes, uma homenagem ao presidente do Conselho Deliberativo do clube que é um amante do esporte. São quatro mesas de sinuca profissional que estarão à disposição do associado.