Notícias

Por que os ônibus evitam estudantes?

Paranapuan diz que pune motoristas mas reclama do vandalismo


Por Nycolas Santana

08/04/2022 - Edição 2088

Alunos do Mendes de Moraes protestam contra o descaso
Alunos do Mendes de Moraes protestam contra o descaso

Nas últimas semanas, os estudantes do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes passam sufoco para conseguir transporte para casa. Isso porque os motoristas de ônibus da Paranapuan passam direto sem parar no ponto para pegar alunos da rede pública de ensino. 

Quase todos os dias o ponto de ônibus localizado em frente ao número 320 da Avenida Paranapuã, fica lotado de estudantes nos dois horários de saída da escola – meio dia e 17h. Eles chegam a ficar mais de uma hora em pé aguardando um coletivo que pare para eles embarcarem. 

— Cerca de quatro a cinco ônibus passam direto até que um pare no ponto. É uma humilhação que a gente passa todos os dias, porque depois de um dia de aula cansativo a gente ainda é obrigado a ficar esperando um motorista que tenha a boa vontade. Somos completamente ignorados — conta uma estudante, que preferiu não se identificar. 

O Ilha Notícias publicou recentemente em suas redes sociais um flagrante de um grupo de alunos invadindo a rua na tentativa de forçar a parada de um ônibus da linha 328. O motorista, no entanto, ignorou o chamado dos estudantes e passou direto. 

Ônibus 328 passou sem parar para os estudantes

O episódio registrado rendeu diversas críticas à empresa Transportes Paranapuan, que opera as linhas que partem da Freguesia. Entretanto, a publicação gerou um debate acerca do comportamento dos estudantes dentro do transporte público e centenas de leitores relataram que muitos cometem atos de vandalismo dentro do ônibus.

A aposentada Maria do Carmo, de 74 anos, é uma das que sofre as consequências do imbróglio entre estudantes e motoristas. Na manhã de quarta-feira (30), ela teve que aguardar mais de uma hora no ponto para conseguir transporte para o Cocotá.  

— Eu, que não sou estudante, acabo sendo prejudicada pela atitude dos outros. Mas no fundo eu entendo o motorista não querer parar, porque quando eles entram fazem arruaça, gritam, quebram a porta do ônibus e etc. As vezes até brigam lá dentro. É uma cena aterrorizante — relata Maria do Carmo. 

Em nota, a Transportes Paranapuan informou que a ação dos motoristas não é uma determinação da empresa e que aplica medidas disciplinares quando os mesmos são identificados cometendo a irregularidade. Por outro lado, a empresa afirma que é impactada por atos de vandalismo e faz um apelo aos estudantes, responsáveis e diretores escolares para evitar o vandalismo dentro dos veículos.