Notícias

População vai às ruas para caminhar

O Corredor Esportivo, no Moneró, é um dos locais preferidos para exercícios


10/04/2020 - Edição 1984

Insulanos de todas as idades utilizam a pista de caminhada do Corredor para realizar as atividades ao ar livre
Insulanos de todas as idades utilizam a pista de caminhada do Corredor para realizar as atividades ao ar livre

Com as academias de musculação da região fechadas temporariamente, por conta da pandemia do coronavírus, os insulanos estão optando realizar atividades físicas diárias ao ar livre. Um dos locais preferidos é o Corredor Esportivo, no Moneró, que registrou um aumento considerável de frequentadores desde o início da quarentena social, principalmente nos primeiros horários da manhã e no fim da tarde.

A prática de exercícios físicos é uma recomendação geral dos médicos, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e garante que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como é o caso do Covid-19. No entanto, neste momento, onde as autoridades públicas ressaltam a importância do confinamento, é necessário tomar uma série de cuidados durante uma simples caminhada ou corrida, para que a pessoa não se torne uma vítima na propagação da doença.

De acordo com o infectologista e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edimilson Migowski, o cuidado principal é que se evite aglomerações. Para isso, é importante que as pessoas realizem essas atividades físicas de maneira solitária, evitando ao máximo se expor a algum tipo de contato com objetos de uso coletivo, como os equipamentos das academias ao ar livre.

— Neste contexto de pandemia em particular, é essencial se manter saudável e reduzir o nível de estresse. Se a pessoa puder optar por realizar atividades em casa é melhor.  Ao ir para rua, ela corre riscos e por isso é imprescindível, por exemplo, levar o álcool em gel para higienização e uma garrafa de água individual para a hidratação. Evitar tocar no rosto com as mãos também importante, mas nada disso terá importância se o lugar da prática esportiva aglomerar gente — ensina Edimilson.

A insulana Simone Maria, 47, realiza há dois anos caminhadas com um grupo de amigas no Corredor Esportivo. Em virtude deste momento de alerta de propagação do coronavírus, ela se viu obrigada a deixar de lado temporariamente a companhia das amigas.

— É claro que quando você cria um hábito e ele é interrompido gera um desconforto. Com minhas amigas, uma ajuda a outra a cumprir o objetivo diário e tudo fica mais fácil. Mas todo o esforço neste momento é válido e busco fazer minha parte obedecendo as recomendações e sempre com o meu frasquinho de álcool gel na pochete.