Notícias

Ponta do Tiro de cara nova após 26 anos

Símbolo histórico é entregue revitalizado no dia do aniversário da Ilha


10/09/2021 - Edição 2058

Representantes da prefeitura e moradores estiveram presentes na reinauguração // Fotos: Ana Crsitina/Subprefeitura das Ilhas
Representantes da prefeitura e moradores estiveram presentes na reinauguração // Fotos: Ana Crsitina/Subprefeitura das Ilhas

Na manhã do domingo, 5 de setembro, dia em que a Ilha do Governador completou 454 de fundação, a prefeitura do Rio, através da secretaria de Conservação, da Subprefeitura das Ilhas e da Gerência Executiva Local, entregou à população insulana, a Ponta do Tiro, na Praia da Bandeira totalmente revitalizada. O local é um pontos turísticos da região e estava abandonado. As obras duraram cerca de um mês e contaram com profissionais da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE) e da Gerência de Monumentos e Chafarizes. 

Reivindicação antiga dos moradores, o local, que em 2019 completou um século de existência, sofreu nas últimas décadas com a falta de manutenção, como denunciado diversas vezes pelo jornal Ilha Notícias. A principal reclamação era de que o espaço havia perdido algumas características que lhe davam identidade histórica. O canhão estava com o excesso de ferrugem e o tempo sem conservação acelerou a corrosão. A última grande intervenção havia sido feita em 1995 e, só agora, depois de 26 anos, voltou a ser revitalizado.  

— É com satisfação que entregamos essa obra, porque conservar os monumentos é resgatar a história também da nossa cidade — afirmou a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, que esteve presente, na reinauguração do local.  

O canhão, principal referência do local, recebeu reparos

Além das obras de revitalização, a iluminação foi reforçada e dois novos bancos instalados. A instalação de um novo mastro, de cerca de 5 metros de altura, recebeu a bandeira nacional, resgatando o início da história do espaço, que na década de 1920 recebia alunos de colégios públicos para solenidades cívicas. 

— Nada mais simbólico do que inaugurar esse espaço e entregá-lo totalmente revitalizado aos moradores no dia em que a Ilha completa 454 anos — declarou o subprefeito Rodrigo Toledo, enfatizando o fato da Ponta do Tiro ser referência na Praia da Bandeira.  

O insulano professor e historiador, Juberto Santos, cumpriu a promessa feita nos últimos anos quando havia combinado de doar a Bandeira Nacional no momento em que a Ponta do Tiro fosse revitalizada e o mastro recolocado. “Ver o espaço revitalizado foi muito gratificante. Agora falta pensarmos numa placa com informações históricas por um QR Code, por exemplo, e policiamento  para evitar depredações. Tenho certeza de que o espaço voltará a receber visitas.