Notícias

Polo Cultural comemora 453 anos da Ilha

Grupo de artistas realiza eventos culturais online durante o mês de setembro


11/09/2020 - Edição 2006

Os eventos de aniversário da Ilha do Governador têm sido feitos à distância
Os eventos de aniversário da Ilha do Governador têm sido feitos à distância

Nem mesmo a pandemia do coronavírus é capaz de desmotivar os incansáveis Marcelo Mendes e Gilberto D’Alma, coordenadores do Polo Cultural da Ilha, cujas atividades homenageiam a Ilha do Governador no mês do seu aniversário. A dupla vem organizando uma série de eventos artísticos-culturais ao longo do mês, que tiveram início no sábado (5), dia que a região completou 453 anos de fundação.

Por conta das recomendações das autoridades sanitárias para evitar aglomerações, o Polo Cultural precisou deixar de lado as apresentações no tradicional desfile cívico da Ilha e se reinventar. E para isso, apostaram no ambiente virtual, com conteúdos produzidos por meio de lives e videoconferências.

— Realizar os eventos virtualmente foi a forma que encontramos de fazer a nossa homenagem artística à Ilha do Governador, mesmo em tempos difíceis de pandemia. Amamos muito a nossa região e não poderíamos deixar essa data passar em branco — disse Gilberto D’Alma.

Durante a abertura das comemorações foram realizadas exposições de quadros e desenhos feitos por artistas locais, mostras de dança, apresentação de poemas, histórias da região com o professor Juberto Santos e até uma leitura dramatizada sobre a inauguração da 37ª DP na região. Atualmente, o Polo segue diariamente lançando vídeos de leituras de poemas em homenagem aos bairros da Ilha do Governador escritos por Maurício Moreira.

Gilberto conta que as comemorações não param por aí. Para os próximos fins de semana, o Polo Cultural vai realizar lives com artistas nascidos na Ilha, mas que estão morando em outras localidades, ou fora do Brasil. “É uma maneira que encontramos de conectar a arte da Ilha com outros lugares”, explica.

Marcelo Mendes destaca a importância de realizar os eventos virtuais como forma de reforçar e valorizar a arte da Ilha no mês de aniversário da região. “Em seus quatro anos de existência o Polo Cultural da Ilha sempre marcou presença nesta data tão relevante. Precisamos sim celebrar os 453 anos e dar vida à nossa cultura”, recomenda.

Para conferir os vídeos e a programação do Polo Cultural da Ilha, basta acessar a página oficial no Facebook através do link: facebook.com/poloculturalilha.