Notícias

Polo Cultural aposta na Turma do Baralho

Grupo reúne artistas online e lança novo episódio no YouTube


24/07/2020 - Edição 1999

O grupo durante gravação presencial, antes da pandemia do coronavírus
O grupo durante gravação presencial, antes da pandemia do coronavírus

O avanço do coronavírus na Ilha obrigou a paralisação e o encerramento de diversas atividades que vinham sendo realizadas em todas as atividadea. No entanto, o vírus não foi um obstáculo para o Polo Cultural Ilha, administrado pelos produtores culturais Gilberto D’Alma e Marcelo Mendes, que adaptou as ações para o ambiente virtual.

Desde o início da pandemia o Polo não parou. Gilberto e Marcelo aproveitam as ferramentas tecnológicas que estão à disposição para manter ativas as atividades culturais na região. Sem poder reunir os artistas presencialmente, agora os encontros são realizados remotamente, por meio de videoconferências.

É o caso da websérie “A Turma do Baralho”, uma produção inspirada na Escolinha do Professor Raimundo, quadro de sucesso na TV Globo. No último domingo (19), foi lançado um episódio especial simulando uma aula no formato de Ensino à Distância.

— Não tivemos tanta dificuldade com essa mudança de formato porque a gente já trabalhava com internet. Como estávamos acostumados com o ambiente on-line, só precisávamos seguir a onda — explica Gilberto.

O episódio "Aula à distância" está disponível no canal do programa no YouTube

A atriz Zildete Souza, que interpreta a personagem Zyprexa, participou da gravação do episódio e conta como foi produzir um episódio por vídeoconferência. “Foi bastante desafiador. O tempo todo a gente tinha que ficar atenta com os pequenos detalhes, como iluminação, conexão da internet, o som, e ao mesmo tempo tinha que se manter no personagem. Deu até um frio na barriga“, brinca a atriz.

Apesar das dificuldades, Zildete gostou do resultado final e avalia que experiência foi positiva. “Foi uma gravação bem mais rápida do que as que eram feitas presencialmente no CCIG, mas ficou um episódio muito bacana. Esperamos que o público goste!”

O Polo Cultural deve produzir novos episódios nesse novo formato nas próximas semanas. Enquanto isso, o insulano pode conferir os cinco episódios já lançados, incluindo o episódio especial em videoconferência, no canal “A Turma do Baralho websérie” no YouTube. Vale a pena conferir!