Notícias

Polícia alerta sobre ação de vigaristas

Delegado relata aumento de golpes de estelionatários na região


27/03/2020 - Edição 1982

Delegado Marcus Henrique diz que estes tipos de golpes cresceram no início deste ano
Delegado Marcus Henrique diz que estes tipos de golpes cresceram no início deste ano

Embora a preocupação de todos com o coronavírus, a delegacia da Ilha emitiu um alerta aos insulanos por causa do aumento de golpes de estelionato na região. Segundo o delegado titular da 37ª DP, Marcus Henrique, aumentaram as ações criminosas, e tudo começa com um simples telefonema. A polícia pede aos moradores, da região, que redobrarem a atenção, pois segundo o delegado novas modalidades de golpes se tornaram comuns na Ilha.

Um desses golpes é do empréstimo consignado, cujas vítimas são na maioria das vezes servidores públicos. O estelionatário se apresenta como funcionário de uma empresa de investimentos e convence a vítima a pegar um empréstimo consignado cujo valor total será aplicado numa empresa de fachada. Eles garantem que o dinheiro vai render juros fantásticos que servirão para pagar a parcela do empréstimo consignado e ainda sobrar um bom valor mensalmente para a vítima. Os vigaristas então pagam os rendimentos de duas ou três parcelas e somem. A vítima fica com a dívida do restante das parcelas em desespero.

— Estamos investigando como essas pessoas tem acesso aos números telefônicos dos servidores insulanos. Geralmente eles marcam encontro em locais públicos para realizar o primeiro encontro com as vítimas. A população deve sempre desconfiar e pesquisar nome e CNPJ da empresa, para comprovar se são reais, e nunca ir na conversa de dinheiro fácil.

Outro golpe é aplicado através dos sites de compra e venda onde a vítima após fazer um anúncio recebe a ligação de um golpista se passando por funcionário do site e pede um código que é enviado por SMS. Após a pessoa passar o código, sem saber que este é uma assinatura eletrônica, o golpista consegue habilitar a conta de WhatsApp da vítima em um outro aparelho.

De posse da conta, o golpista envia mensagem para os amigos da vítima fingindo ser ela, e pede dinheiro alegando estar passando por uma necessidade, mas que logo irá devolver. Confiando na informação muitos fazem os depósitos e perdem o dinheiro que supostamente iria para ajudar um amigo em necessidade.

O delegado orienta as pessoas a nunca passar informações pessoais por telefone e caso tenha sido vítima de algum golpe é importante registrar a ocorrência para que os culpados sejam presos e punidos.