Notícias

Plano Diretor recebe muitas sugestões

Reunião reforça necessidade de melhoria no sistema de mobilidade urbana


12/08/2022 - Edição 2106

O subprefeito Rodrigo Toledo com vereadores da comissão do Plano Diretor
O subprefeito Rodrigo Toledo com vereadores da comissão do Plano Diretor

Dezenas de insulanos participaram, na noite de segunda-feira (8), da audiência pública realizada no auditório da Subprefeitura da Ilhas, para debater o novo Plano Diretor que analisa o planejamentos de ações do poder público voltados para a Ilha do Governador. O encontro reuniu a comissão formada pelos vereadores Pedro Duarte, Tarcisio Motta, Tânia Bastos, Victor Hugo e foi presidida pela vereadora Tainá de Paula.  

Um dos principais pontos levantados pela população foi a questão da mobilidade urbana, principalmente em relação ao transporte público. Moradores questionaram por diversas vezes a eficiência da empresa Paranapuan e pediram que o poder público resolva este problema em definitivo. O sumiço de algumas linhas de ônibus, que estão fazendo com que algumas localidades da região, como as Pitangueiras, Praia da Bandeira, Bancários, fiquem sem opção regular de ônibus está entre as preocupações.  

A necessidade de uma participação maior da Prefeitura na discussão sobre melhorias no transporte de barcas, que pode ser a grande solução para resolver problemas de engarrafamento, foi unânime na opinião dos moradores presentes. Inclusive, de acordo com a vereadora Tânia Bastos, o próximo Plano Diretor precisa deixar ainda mais claro a necessidade de melhoria da mobilidade urbana na Ilha. 

Moradores apresentaram boas sugestões na reunião

— O Plano Diretor em vigor, discutido em 2011, falava da implementação de um corredor expresso entre a Ilha e o Centro com faixas de vias exclusivas e não foi cumprido. Estava prevista também a interligação entre os modais, por exemplo, Aeroporto à Praça XV e entre outros. Tudo isso não foi cumprido e o problema permaneceu. Mas em si, a audiência do Plano Diretor na Ilha foi muito boa, teve uma participação popular superior as audiências realizadas em outros locais, o que mostra que o insulano se preocupa com sua região e quer buscar melhorias — afirma a vereadora. 

Durante apresentação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), empresa contratada pela comissão do Plano Diretor para auxiliar no novo plano, foi discutida a questão do gabarito que dependendo da localidade pode autorizar construções de até em quatro pavimentos incluído o pavimento de garagem. Entretanto a maioria dos estudos dependem do avanço no planejamento da mobilidade urbana que reflete negativamente no processo de desenvolvimento de toda a região.