Notícias

Plano Diretor está aberto a sugestões

Planejamento das ações públicas nas mãos dos insulanos


05/08/2022 - Edição 2105

O Plano é uma oportunidade para apresentar sugestões para o futuro da região
O Plano é uma oportunidade para apresentar sugestões para o futuro da região

Na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, às 18h, acontece reunião aberta à comunidade no auditório da Subprefeitura das Ilhas, na Rua Orcadas. O encontro é promovido por uma comissão formada por cinco vereadores, cujo objetivo é receber sugestões para o Plano Diretor, importante ferramenta pública de desenvolvimento urbano para a cidade. Com as sugestões serão formuladas ações para melhorias na região, orientando prioridades da prefeitura. 

O Plano Diretor do Município é revisto a cada dez anos, por isso a importância da presença da população neste encontro para que os anseios da maioria sejam incluídos no planejamento estratégico da cidade. A Ilha tem diversos pontos que precisam atenção urgente das autoridades, como a questão do saneamento básico, principalmente nas comunidades, já que as instalações existentes não acompanharam o crescimento demográfico destas localidades. A questão do transporte público da região, a mobilidade urbana e o planejamento urbanístico de modo geral, também devem fazer parte da discussão.  

— É muito importante participar dessa reunião. As propostas dos moradores da Ilha serão a base para a formulação de ações que atendam as principais prioridades da região, como por exemplo a desorganização do atual sistema de transporte que não funciona e prejudica todos os insulanos — afirma o presidente da Associação Comercial da Ilha do Governador, José Richard.  

Cabe a comissão de vereadores, após essas discussões, estudar as propostas para incluí-las no Plano Diretor do município e desta forma criar bases para uma melhor qualidade de vida na Ilha do Governador, reduzindo os riscos de crescimento desordenado. A transparência de um Plano Diretor bem elaborado garante ao cidadão insulano respaldo legítimo para cobrar ações do poder público. Participe!