Notícias

Pista no Corredor Esportivo precisa de grade de proteção

Moradores pedem medida para evitar quedas no mar


05/08/2022 - Edição 2105

Altura entre a a pista de caminhada e a água é grande e a distração pode ser perigosa
Altura entre a a pista de caminhada e a água é grande e a distração pode ser perigosa

O Corredor Esportivo do Moneró é uma referência para os insulanos que buscam realizar atividades físicas ao ar livre. O local recebe diariamente centenas de pessoas de várias partes da Ilha do Governador e é uma das áreas públicas mais frequentadas da região. 

Inaugurado há mais de 30 anos, o Corredor Esportivo tem diversas opções de lazer. O local contempla uma pista compartilhada entre ciclistas e pedestres, quadras esportivas, áreas de recreação infantil, academia da terceira idade e um ParCão, o que torna o espaço agradável para as famílias insulanas. Além disso, é um local de fácil acesso, arborizado e com uma bela vista para a Baía de Guanabara e a Serra do Mar. 

Apesar de todos os atrativos, os frequentadores do Corredor Esportivo apontam um perigo existente para quem utiliza a pista de caminhada que não conta com uma grade de proteção lateral. Essa preocupação se deve ao fato de que a pista margeia a orla da Baía de Guanabara e é comum pessoas e ciclistas passearem bem próximo à beira, havendo o risco de uma pessoa se desequilibrar e cair. Uma grade com cerca de um metro de altura já resolve o problema. 

Levando em consideração que constantemente a pista apresenta problemas como buracos, rachaduras e desníveis e nem sempre recebe manutenção rapidamente, o perigo real. E alguns frequentadores propõem medidas para evitar possíveis acidentes. 

O casal Jéssica Ribeiro e Alexandre Nascimento sugere a colocação de uma grade de proteção ou um guarda-corpo na margem da pista como uma forma de ampliar a segurança sobretudo de crianças. 

— A gente costuma trazer nossos filhos para brincar aqui, após a saída do colégio, e sempre ficamos com medo quando eles andam de bicicleta se desequilibrem e caiam no mar. De noite então o medo é ainda maior, porque em alguns trechos a pista fica bem escura — explica Jéssica. 

O analista de sistemas Luís Paulo Ramos reforça o coro para a colocação de uma proteção lateral na pista de caminhada e também dá outra sugestão para ampliar sensação de segurança. Para ele, poderia haver placas de sinalização alertando sobre o risco de andar próximo à beira da Baía. 

— Um acidente ocorre muitas vezes por um descuido, uma desatenção. Se houvessem placas do tipo “cuidado, não fique próximo à beira”, isso despertaria mais a atenção. É algo bem simples, mas que poderia funcionar — afirma Luís Paulo.