Notícias

Pista da Praia da Bica precisa de obras

Desnível entre o asfalto e tampas de galerias no meio da pista podem provocar acidentes


04/09/2020 - Edição 2005

Desníveis formados no asfalto colocam motoristas e pedestres em risco
Desníveis formados no asfalto colocam motoristas e pedestres em risco

Quem anda de carro ou de moto na orla da Praia da Bica tem enfrentado grande dor de cabeça com os desníveis formados pelas tampas de acesso a galerias de serviços públicos. Os buracos chegam a ter mais de seis centímetros de profundidade em alguns pontos da via, problema que pode não somente danificar os veículos, como gerar o risco de acidentes. Dos mais de dez bueiros existentes desde o início do Esporte Clube Jardim Guanabara até o Quiosque Shimaki, todos precisam de obras para nivelamento do asfalto.

A pista da Praia da Bica chegou a receber, há cerca de cinco anos, uma nova camada de asfalto, logo depois das obras da instalação de novas galerias de esgoto. No entanto, as tampas de metal para acesso aos serviços subterrâneos afundaram com o tempo. O resultado são ondulações e buracos que além de provocarem desconforto aos passageiros de carro e ônibus, podem ocasionar problemas mecânicos na suspensão dos veículos. A situação é ainda pior em dias de chuva quando esses buracos são preenchidos pela água e ficam quase imperceptíveis aos olhos do motorista, que só percebe quando leva um susto ao passar por eles. A chance de ocasionar um acidente é grande.

Buracos podem ocasionar avarias nos veículos

— Eu passo por aqui diversas vezes por dia e posso falar que é uma situação bastante perigosa. A maioria dos veículos tentam desviar para não dar um solavanco, o que pode até se pior e bater em um outro carro que venha na outra mão. As vezes não tem jeito e você precisa passar por cima. Não tem suspensão ou molas que resistam a isso. O prejuízo é certo — disse o motorista de aplicativo, Matheus Mendonça.

De acordo com o engenheiro civil, Francisco Filardi, grande parte destas tampas e bueiros dão acesso às galerias pluviais que ficam localizadas abaixo do asfalto, por isso em muitos casos elas precisam estar no meio da pista, já que também é a única opção para passagem de tubulações e manutenção. O ideal em pistas que possuam estes bueiros é realizar o trabalho de nivelamento quando a pista está sendo recapeada.

Um quiosqueiro, que preferiu não se identificar, disse que à noite alguns motoristas passam pelos desníveis em alta velocidade e os carros quase chegam a se descontrolar. Ele teme que um acidente aconteça, principalmente, nos finais de semana quando a praia está mais movimentada. “Para um carro desses perder o controle e avançar sob a calçada e atropelar os pedestres não custa. É preciso fazer a manutenção urgente”, alerta.