Notícias

Pesquisa apresenta Paes na dianteira

Atual prefeito está com mais votos que todos os outros candidatos juntos


04/10/2024 - Edição 2218

Com 54% dos votos, o candidato Eduardo Paes (PSD) está na frente do segundo colocado, o candidato Ramagem (PL), que está com 22%, de acordo com a pesquisa do Datafolha divulgada na quinta-feira, dia 3. Se mantiver mais de 50% dos votos até o encerramento da votação, o atual prefeito estará eleito no primeiro turno da eleição. 

Entretanto, até o próximo domingo, dia 6 de outubro, os candidatos a vereador e prefeito estão na expectativa de conquistar os indecisos e tentar reduzir a alta taxa de abstenção registrada nas últimas eleições, superior a 30%. Durante essa semana quem passou pelas principais vias da região, especialmente próximo aos centros comerciais de grande fluxo de pessoas, como o Cacuia e o camelódromo do Cocotá, se deparou com panfletos, adesivos, santinhos e outros materiais gráficos distribuídos por cabos eleitorais e pelos próprios candidatos. 

As feiras livres também foram foco de campanha eleitoral. Com o fluxo constante de moradores nesses locais, foi comum ver candidatos caminhando entre as barracas entregando material de divulgação e conversando diretamente com os eleitores. Esse corpo a corpo, na opinião da maioria das equipes dos candidatos, é essencial na reta final, principalmente para convencer o eleitor que ainda não decidiu em quem votar ou sequer tem a intenção de ir praticar o exercício da cidadania. A interação direta com os eleitores, segundo eles, tem sido uma das principais formas de abordar os indecisos e ouvir as demandas locais. 

— Eu defini meu candidato através de um folheto que recebi bem interessante. Associei as pautas dele com as minhas e acho que vai ser um ótimo representante para mim na câmara, especialmente para melhorar a qualidade de vida do meu filho, que é autista — afirma Jordana Pinheiro, moradora do Zumbi.  

Com mais de 165 mil eleitores inscritos nas duas zonas eleitorais da Ilha do Governador, essa corrida contra o tempo promete ser intensa até o último momento legalmente possível, que é o sábado, dia 5 de outubro, véspera da eleição. A expectativa agora é que as urnas revelem o impacto dessa mobilização nas ruas e, quem sabe, um aumento na participação dos moradores nas eleições deste ano e também a eleição de candidatos que possuem como pauta as melhorias urbanas e sociais para a região.