Notícias

Perigo no asfalto da Estrada do Galeão

Faixa da esquerda no sentido saída da Ilha apresenta ondulações e buracos


25/09/2020 - Edição 2008

Os veículos que passam pelo asfalto ruim correm risco de sofrer com avarias
Os veículos que passam pelo asfalto ruim correm risco de sofrer com avarias

Os motoristas que usam diariamente o trecho da Estrada do Galeão entre o Casa Show e a Praça da Avião, no sentido saída da Ilha, há meses reclamam das ondulações e buracos existentes em uma das faixas, fruto de uma obra de asfaltamento realizada em maio do ano passado e que já causou muitos transtornos aos motoristas insulanos. Os desníveis são grandes e provocam vibração excessiva nos veículos além do risco de acidentes para quem se arrisca passar pela pista.

O problema está na faixa da esquerda, que é utilizada habitualmente para veículos em maior velocidade e ultrapassagens. Com as depressões ao longo do trecho, muitos motoristas preferem não se arriscar e buscam utilizar as outras faixas do meio e da direita. O motorista de aplicativos Antônio Ferreira, 54, que mora no Cacuia, relata que seu veículo sofreu avarias quando optou por passar nesse trecho. E cobra uma posição das autoridades.

— Estamos falando da pista mais importante da região. Se não sabem, eu digo, aqui é uma Ilha e dependemos dessa via para acessar a ponte e sair. Quem fez essa lambança que corrija urgentemente. O correto para resolver o problema é refazer todo o asfalto. Não adianta ficar tapando buracos de qualquer maneira. Imagina, um motorista tentar desviar desse recapeamento malfeito. A chance de colidir com um outro veículo passando do lado é grande — disse Antonio.

O desnível e as ondulações trazem transtornos

Há pouco mais de um ano, a Estrada do Galeão recebeu intervenções da prefeitura para recompor a rede de esgotos da comunidade Vila Joaniza. Foi necessário abrir o asfalto para colocar manilhas em todo trecho. Mas na hora de fechar os buracos, a empresa responsável pela obra realizou um péssimo trabalho e o asfalto ficou com muitas ondulações que vem aumentando com o passar do tempo. O motociclista Matheus de Henrique, morador da Portuguesa, conta que um amigo de profissão quase sofreu um acidente.

— A pista estava molhada e ele tentou trocar da pista da esquerda para direita e a moto derrapou e por pouco não caiu no chão. Imagina a tragédia que poderia acontecer?

O jornal Ilha Notícias tentou contato com o secretário de obras do município, Sebastião Bruno, e com a assessoria de imprensa do órgão, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.