14/03/2025 - Edição 2241
A Associação Atlética Portuguesa está de volta ao centro das atenções no futsal de base do Rio de Janeiro. Com um trabalho sério e estruturado, a Lusa investe forte na formação de atletas e busca a retomada do seu protagonismo em todas as categorias, ampliando sua atuação também para o futsal feminino.
Com a proposta de fortalecer ainda mais sua base e dar oportunidades para jovens talentos, a Portuguesa está com inscrições abertas para as avaliações de novos jogadores. As peneiras acontecem no Ginásio da Portuguesa, na sede do clube, e são voltadas para crianças e adolescentes nascidos entre 2012 e 2019.
Os testes serão realizados todas às terças e quintas-feiras, com horários segmentados por categoria: os atletas do Sub-7 e Sub-10 devem comparecer às 19h; os do Sub-9 e Sub-11, às 20h; e os das categorias Sub-12 e Sub-13, às 21h. Para participar, é necessário comparecer vestido com camisa branca, short preto e meião preto.
A grande novidade deste ano é a abertura do futsal feminino em busca de reforçar o compromisso da Lusa com a inclusão e o desenvolvimento do esporte para meninas. As inscrições estão abertas para atletas nascidas entre 2009 e 2011, que desejam integrar a equipe feminina do clube.
As avaliações do futsal feminino acontecem todas as terças-feiras, sempre às 17h, no mesmo local das peneiras masculinas. As candidatas devem comparecer vestindo camisa branca, short preto e meião branco ou preto, além de utilizar chuteiras apropriadas para a modalidade. O futsal da Lusa este ano está sob comando de Luiz Cláudio Pesset, que em anos anteriores era o responsável apenas pelo futsal adulto.
— Todo grande jogador começa no futsal. Vemos vários vídeos aí da época em que Ronaldinho Gaúcho, Neymar e companhia brilhavam no futsal em suas respectivas equipes e depois migraram para o campo e foram grandes sucessos. Acreditamos nisso também. Então, cada vez mais queremos recrutar novos talentos para servir a nossa Lusa — afirma o presidente Marcelo Barros.
A Lusa tem um histórico de relevância no futsal carioca, e o novo projeto de base visa retomar ainda mais essa tradição oferecendo estrutura e treinamentos de alto nível para a formação de jovens atletas. Com um corpo técnico qualificado e planejamento sólido, a Lusa quer ser referência na modalidade e revelar talentos para competições estaduais e nacionais. Neste ano, inclusive, a Lusa pretende disputar a Taça Brasil, torneio mais charmoso do futsal brasileiro.