Gente da Ilha

Pelé foi campeão carioca como boxeador

Leonel Ribeiro chegou a disputar o título de Campeão Brasileiro como boxeador


24/09/2021 - Edição 2060

Leonel trabalha atualmente como guardador na Rua Teodoro Braga
Leonel trabalha atualmente como guardador na Rua Teodoro Braga

Leonel Antônio Ribeiro é um insulano que se destaca pela simplicidade e gentileza. Hoje trabalha como guardador de carros e tem um passado de muitas histórias como boxeador e atleta. É um profissional amável e respeitado. 

Leonel é nascido e criado na comunidade do Boogie Woogie e hoje mora na Colônia Z-10. Aos 57 anos, atua como guardador de carros na Rua Teodoro Braga, localizada atrás do Ilha Plaza Shopping, atividade que exerce há cerca de dez anos. Adolescente, na época da escola, ganhou o apelido de Pelé e assim é conhecido pela grande maioria dos amigos até os dias de hoje. Mas, Leonel seguiu um caminho totalmente diferente do craque do futebol e se aventurou no boxe, onde construiu uma carreira durante 20 anos e obteve muitas vitórias. 

— Por muitos anos, sobretudo na década de 1980, lutei como amador, fiz mais de 200 lutas. Fui Campeão Carioca duas vezes e do Centro-Sul três vezes. Nesse período cheguei a conquistar uma vaga para o Pan-americano de 1983, na Venezuela, mas não pude competir devido a um acidente que sofri na época – explica.  “Isso de certa forma me prejudicou, porque tinha a chance de disputar as Olimpíadas de Los Angeles, mas como eles tinham o índice sulamericano como critério, e eu não havia competido o Pan, fiquei sem a vaga. Mas segui firme no esporte — conta.  

Trajetória de Pelé no boxe é conhecida na região

Leonel diz que se profissionalizou e teve a oportunidade de realizar boas lutas contra grandes pugilistas de sua época. Ele lembra que uma das mais importantes de sua vida foi contra Chiquinho de Jesus, valendo o título de Campeão Brasileiro. 

— Eu tinha somente seis combates como profissional e lutei contra ele, que na época era um lutador famoso, muito experiente e com uma carreira grandiosa. Todos acreditavam que ele iria me nocautear com facilidade, mas eu dei muito trabalho. Há até quem diga que eu merecia ter ganho a luta, mas os juízes decretaram a vitória dele. No fim das contas foi uma grande luta da qual me orgulho muito — relembra. 

Leonel precisou abandonar o boxe por conta de problemas de saúde. Foi diagnosticado com isquemia cardíaca, fato que o impossibilitou de praticar qualquer esporte de alto rendimento. Com isso, Pelé precisou trabalhar em outras áreas, como em padarias, no Detran e até mesmo como agente patrimonial da TV Globo. Sempre cultivou um bom relacionamento com as pessoas, atitude que lhe permitiu ampliar criar laços de amizades no ambiente profissional. 

— Hoje trabalho como guardador e procuro ser atencioso com as pessoas e ter paciência. O segredo é ser uma pessoa agradável. O resultado disso é que os clientes sempre me procuram para deixar o carro pois elas são bem atendidas e sabem que podem confiar em mim. Esse é meu objetivo, fazer sempre o melhor. Estou feliz! — finaliza.