Notícias

Passageiros de vans reclamam dos riscos

Moradores denunciam irregularidades e pedem fiscalização


10/01/2020 - Edição 1971

No Cacuia, vans impedem o acesso dos ônibus às baias atrapalhando o desembarque
No Cacuia, vans impedem o acesso dos ônibus às baias atrapalhando o desembarque

O sistema de transporte de vans irrita principalmente os próprios passageiros e os outros motoristas da Ilha do Governador, devido a bagunça que provocam no trânsito e pela insegurança que coloca em risco os outros veículos e os usuários. O bairro do Cacuia, em frente ao supermercado Mundial, é um dos que mais sofrem com a desordem no trânsito.

As vans param nos pontos de ônibus e por lá ficam até conseguirem completar a lotação, ou muitas vezes ultrapassam essa lotação e pessoas viajam em pé sem qualquer segurança. Pela demora das vans nos pontos, os ônibus não conseguem entrar nas baias e são obrigados a deixar e pegar os passageiros no meio da rua, provocando risco e o caos no trânsito.

— Passamos por um período melhor, mas infelizmente a bagunça voltou e com ela o desrespeito aos usuários. Na terça (7) embarquei em uma van no ponto do Mundial e fiquei esperando no mesmo lugar, aproximadamente 15 minutos. O motorista esperou lotar para sair. As pessoas reclamaram, mas ele não se importou, além de termos que aturar uma gritaria insuportável. Além disso era uma van caindo aos pedaços — disse Vanessa Santos, 27.

O motorista de ônibus da Viação Reginas, que não quis se identificar, disse que é cansativo entrar na Ilha, pois não há respeito dos motoristas de van.

— É impressionante como os motoristas do transporte complementar da Ilha não respeitam as leis de trânsito. Eles utilizam as baias dos pontos de ônibus e formam filas de vans causando engarrafamentos. E o pior é que se reclamarmos eles querem briga. Claro que falta educação para estes profissionais, mas a meu ver, o maior responsável é a falta de fiscalização.

Outro problema acontece com idosos e deficientes. Muitos motoristas não aceitam o cartão de gratuidade e não transportam as gratuidades obrigatórias pela lei.

— Eu não pego mais van. Me sinto tratada como um objeto e é sempre uma má vontade para passar meu cartão de idosa, isso quando passam, pois já fui obrigada a saltar. E muitos não tem apreço pela vida dos passageiros e começam a apostar corrida. É uma zona — reclamou a aposentada Maria Lurdes, 69 anos.

Segundo os passageiros, a Guarda Municipal raramente aparece para ordenar o trânsito no Cacuia. A Secretaria Municipal de Transportes informou que vai fiscalizar e autuar as vans que estiverem em atividade ou situação irregular.