Notícias

Pará é destaque no judô brasileiro

Atleta do Jequiá lidera o ranking nacional na categoria médio até 90 kg


03/04/2020 - Edição 1983

Cleyanderson Silva exibe orgulhoso a medalha de campeão do Troféu Brasil
Cleyanderson Silva exibe orgulhoso a medalha de campeão do Troféu Brasil

O Jequiá Iate Clube mantém a tradição e segue sendo um clube referência no judô nacional revelando atletas de destaque para o país. Um deles é o jovem insulano Cleyanderson Silva, o Pará, de 28 anos, que conquistou importantes resultados nos últimos anos garantindo presença no topo da categoria médio até 90kg, em 2019, e uma vaga na seleção brasileira.

Nascido na cidade de Belém-PA, Pará começou a trajetória no judô aos 13 anos, incentivado pelo pai Raimundo Bernardo, que buscava através do judô um caminho para que o filho evoluísse em questões de disciplina. O menino criou gosto pelo esporte e a cada novo treino demonstrava qualidades que o credenciavam para o futuro como um atleta vitorioso. Aos 18 anos recebeu o convite para integrar a Avalanche Azul, como carinhosamente apelidada a equipe de judô do Jequiá.

— O esporte começou a ser um divisor de águas na minha vida. Quando entrei para o judô levei a sério desde o primeiro treino e como me destacava nas competições no estado do Pará, fui indicado pelo meu treinador ao Jequiá Iate Clube que me avaliou, fez uma proposta para vir morar na Ilha e ganhar uma bolsa de estudos de 100% no curso de Educação Física, fruto de uma parceria entre o clube e a Universidade Celso Lisboa. Decidi apostar na oportunidade e há dez anos defendo o Jequiá em todos os campeonatos nacionais e internacionais — conta Pará.

Pará (azul) durante luta no Grand Slam em Brasília

Os títulos e a conquista de medalhas agora fazem parte da rotina do atleta. Exemplo disso são os cinco títulos do Brasileiro Universitário ganhos seguidamente. A evolução do atleta é nítida diante dos resultados e a sua excelente posição no ranking, além de há três anos ser considerado o melhor atleta sênior do Rio de Janeiro. Segundo Pará, a grande conquista aconteceu ano passado quando venceu o Troféu Brasil de Judô, maior competição nacional do judô.

— Todo judoca sabe a importância, as dificuldades e, sobretudo, o valor desta conquista. Foi a partir dela que consegui uma vaga na seleção brasileira de judô e disputei o Grand Slam de Judô, competição de grande repercussão internacional. Sei que ainda é difícil vislumbrar uma vaga nas Olímpiadas de Tóquio, mas com certeza vou lutar muito para ter chances reais nas Olímpiadas de Paris em 2024 e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. São grandes sonhos! — diz empolgado com o futuro.