Notícias

Pandemia tem recorde de contaminados

Prefeitura instalou novo Centro de Testagem no Lemos Cunha


14/01/2022 - Edição 2076

Mais de mil insulanos realizaram testes de Covid no primeiro dia de funcionamento da unidade
Mais de mil insulanos realizaram testes de Covid no primeiro dia de funcionamento da unidade

A Ilha do Governador registrou nesta semana o maior número de contaminados por Covid-19 desde o início da pandemia. Foram 1.126 diagnósticos positivos nos últimos sete dias. Essa taxa de positividade alta se deve a grande transmissibilidade da variante Ômicron, presente em toda a cidade. Embora a taxa esteja alta, esta variante apresenta menos gravidade, principalmente para as pessoas vacinadas, que não costumam apresentar quadro mais grave da doença, como era esperado pelos especialistas.  

Esta taxa alta de positivados também tem relação com o aumento da capacidade de testagem por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta semana, por exemplo, a prefeitura inaugurou na quarta-feira (12), um novo centro de testagem e atendimento a pacientes com sintomas gripais, que funcionará de segunda a segunda, de 8h às 17h, nas dependências do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, na Portuguesa. O local é recomendado para todos que tiverem sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato/paladar e para quem teve contato com casos positivados do novo coronavírus.  

— Há uma preocupação com a lotação dos postos, então é bom deixar claro para a população que a recomendação é que, se não for essencial, não procure os postos nos próximos dez dias. Procure o centro de testagem apenas se tiver sintomas — afirma o Secretário de Saúde, Daniel Soranz, presente na inauguração.  

Já o prefeito disse que não dá para fazer hipocrisia em achar que medidas mais restritivas teriam efetividade agora, embora garanta que sempre seguirá o que pensa o Comitê Científico da Prefeitura.  

— Não vejo ambiente para medidas mais restritivas. Temos é neste momento que ter o uso inteligente da máscara. Nós temos que nos acostumar de vez com os impactos da pandemia. Por medo de morrer, não podemos deixar de viver — afirmou o prefeito.  

A prefeitura explica que os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família também continuam fazendo testes rápidos de segunda a sexta de 8 às 17 horas e aos sábados das 8h ao meio-dia. No entanto, alguns insulanos informaram que não estão conseguindo realizar testes nessas unidades e estão sendo direcionados apenas para o Lemos Cunha. Normalmente, o resultado do teste tem saído em meia hora.