Notícias

Pandemia do Covid-19 preocupa a Ilha

Grande parte da população ainda não sabe como se prevenir


20/03/2020 - Edição 1981

Clínica da Família Maria Sebastiana, na Praia da Rosa
Clínica da Família Maria Sebastiana, na Praia da Rosa

Com a chegada do Coronavírus ao Rio, desde sexta (13) as autoridades têm pedido à população que faça uma quarentena social e fique em casa o máximo do tempo. Lojas, escolas, academias e igrejas, entre outros segmentos, devem adotar medidas severas para evitar o contágio e devem fechar as portas por no mínimo 15 dias.

Em uma enquete na Fanpage do Jornal Ilha Notícias, onde cerca de 2 mil pessoas participaram, 34% informaram não saber quais medidas tomar em casos de suspeita de infecção com o Covid-19. Procurada a Secretaria Municipal de Saúde orientou o passo a passo que o morador da Ilha deve seguir em caso de suspeita da doença.

Clínica da Família Wilma Costa, no Cocotá

A primeira orientação para quem estiver apresentando sintomas de gripe ou resfriado comum, como congestão nasal, dor no corpo, tosse seca e febre baixa é ficar em casa, se alimentar bem e repousar. Tendo o cuidado de não compartilhar objetos pessoais com outras pessoas.

Caso os sintomas comecem a ficar mais fortes como fraqueza, dor de cabeça forte ou febre alta, o insulano deve entrar em contato pelo telefone 136 com o Ministério da Saúde, onde a pessoa receberá recomendações do que fazer. A ligação é gratuita. Caso prefira atendimento pessoal também pode procurar uma Clínica da Família, onde os agentes de saúde irão analisar os casos e realizar primeiros exames.

Clínica da Família Assis Valente, no Galeão

Na Ilha as clínicas disponíveis são: Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, na Praia da Rosa; Clínica da Família Wilma Costa, no Cocotá; Clínica da Família Ernani Braga, no Bancários; ou a Clínica da Família Assis Valente, no Galeão.

Em casos graves, quando há falta de ar e dor nos pulmões, o paciente deve procurar logo uma Unidade de Pronto Atendimento ou a emergência do Hospital Municipal Evandro Freire, onde lá receberá os primeiros atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde será avisada para encaminhar o paciente ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, que é o hospital referência na cidade para atendimento a pacientes com Coronavírus.

Os casos mais graves devem procurar o Evandro Freire

Até o fechamento desta edição nenhum caso da doença foi confirmado na Ilha do Governador, mas a luta contra este mal depende da ação coletiva da população com a higienização severa e a quarentena, para evitar um surto da doença na região.