Notícias

Palmeiras Imperiais foram plantadas em 1928

Árvores embelezaram as vias públicas nos primeiros lançamentos imobiliários


Por Juberto Santos

09/04/2021 - Edição 2036

Orla do Jardim Guanabara sem as palmeiras em 1925
Orla do Jardim Guanabara sem as palmeiras em 1925

Ao ver fotos da região ou caminhar pela orla da Praia da Bica, no bairro do Jardim Guanabara, não há como não admirar o esplendor, beleza e grandiosidade das altas palmeiras imperiais. Escutar suas folhas balançando ao vento... É muito bom!

Existem algumas “lendas” atuais que temos que explicar. Muitos já ouviram: “aquelas palmeiras remontam da época do século XIX ali na praia e sempre foram mantidas desde então”, ou “Foi D. João VI que começou esse plantio e, com o tempo, as palmeiras que morreram foram substituídas por novas”, ou ainda: “Essa paisagem já existe na Ilha há mais de 200 anos”. “As palmeiras existentes na Rua Uça seriam na forma de um P em referência a D. Pedro II”... Enfim, tais falas são bonitas, mas, infelizmente, não procedem.

As palmeiras localizadas na Praia da Bica e na Rua Uçá foram tombadas e resistem há mais de 90 anos

Sabemos que o regente D. João fez inúmeras realizações na cidade: o Teatro Real, a Biblioteca Real, a Escola Real de Belas Artes, a Academia Real Militar, a Guarda Real de Polícia (atual PM), o Horto Real (Jardim Botânico). Ele também fez calçamento de ruas, construiu chafarizes para melhorar o abastecimento de água, trouxe diversos profissionais europeus na Missão Artística Francesa, em 1816, visando tornar a nossa cidade como uma “capital europeia”. Enfim, a administração portuguesa estava aqui e a cidade se tornou, por um tempo, a Capital do Império Português (1815-1821). Por todas essas realizações, por que não pensar que a família real fez também algumas ações de embelezamento aqui na Ilha?

Mas as palmeiras foram plantadas de 1928 em diante, no momento que se inicia a urbanização do bairro do Jardim Guanabara, e temos fotos mostrando como era a região antes desse plantio. Através de pesquisas do professor Jaime Morais, através de imagens de 1927 e anos anteriores, nenhuma delas existia no local. Assim, as famosas palmeiras da orla da Praia da Bica e também as que estão na Rua Uçá são do final da década de 1920. Temos fotos da década de 1940 com as plantas ainda jovens. Assim, é fake a fala que a Família Real foi responsável pelo plantio na Ilha.

Sendo ou não plantadas pela realeza, nós devemos preservar nossas árvores nas praças, parques e ruas insulanas. Evite cortar! Faça a poda consciente! Muitas estão sendo destruídas e, com certeza, farão muita falta. Sigamos o exemplo do insulano Hilário que, há anos, planta e faz manutenção voluntária nos jardins do Corredor Esportivo, no Moneró! Preservar é vida!