Notícias

PM vai agir contra as aglomerações

Ação de policiais do 17º BPM prende quatro bandidos antes de assalto à residência


22/05/2020 - Edição 1990

Policiais do 17°BPM realizam ações de fiscalização na saída da Ilha
Policiais do 17°BPM realizam ações de fiscalização na saída da Ilha

As medidas restritivas decretadas pelo Governo do Estado diante da pandemia do coronavírus trazem reflexos positivos em relação à diminuição criminalidade da Ilha. Sem potenciais vítimas nas ruas, há uma queda expressiva nos índices de crimes, especialmente em relação ao roubo de rua e homicídios. Como o trabalho da segurança pública está entre os serviços essenciais, o 17º BPM segue com seu efetivo completo e consegue dar suporte à contenção de aglomerações, enquanto continua atuante no setor de inteligência para prender criminosos.

Na última sexta-feira (15), chamou atenção dos insulanos, a ação do setor de inteligência do batalhão da Ilha que desarticulou uma quadrilha que praticava há alguns meses roubos à residências, principalmente no Jardim Guanabara. Quatro bandidos, que possuíam diversos antecedentes criminais, foram presos sem precisar efetuar disparos. A operação foi gravada por câmeras de segurança de uma casa da Rua Mangalô. Já na segunda-feira (18), um outro suspeito de praticar diversos roubos na região, foi preso na Ilha do Fundão, com uma moto vermelha roubada.

— Os índices estão sob controle durante a quarentena. Temos neste mês de maio apenas dois roubos de veículos. Os índices de roubo de rua têm sido reduzidos drasticamente em uma queda que não se resume apenas ao período das restrições sociais, mas vem desde o início do ano passado. De todo o modo, continuamos com o patrulhamento firme, porque sabemos que a criminalidade não para — explica o comandante do 17º BPM, coronel Carlos Henrique.

Patrulhamento da PM baseado na Portuguesa

Por outro lado, em enquete realizada nas plataformas digitais do jornal Ilha Notícias, 1.500 pessoas responderam sobre o aumento ou diminuição da criminalidade durante a pandemia. O resultado foi um empate técnico, que pode ser atribuído aos casos subnotificados devido à restrição da 37ª DP em realizar presencialmente as ocorrências.

— Como as pessoas têm ficado em casa, a consequência é a diminuição de registros de ocorrência. Pode ser que haja números represados e conforme a pandemia passar, gradativamente mais pessoas estejam circulando esses dados vão ter um aumento. Mas importante é garantir que o batalhão tem ficado dentro da meta e estamos trabalhando para que esses números permaneçam — conclui o comandante, que admitiu ações para intensificar o combate às aglomerações nos próximos dias.