Notícias

PM passa a usar tablets nas ruas

Projeto lançado na Ilha otimiza os registros de ocorrência


Por Tiago Netto

21/06/2019 - Edição 1942

As ocorrências são registradas através dos tablets, que prometem diminuir o tempo dos policiais nas delegacias
As ocorrências são registradas através dos tablets, que prometem diminuir o tempo dos policiais nas delegacias

A Polícia Militar lançou na Ilha do Governador um projeto piloto para Registros de Ocorrência Online. A novidade tecnológica faz parte das diretrizes prioritárias lançadas para melhorar a segurança pública no Estado. A expectativa é que a medida venha suprir a falta de contingente policial nas ruas.

Agora, através de tablets, os PMs poderão registrar as ocorrências sem a necessidade de se deslocar à delegacia onde ocupam tempo importante que poderia ser utilizado em rondas. Após o registro no tablet a ocorrência entra no sistema da 37ª DP e as partes são chamadas pelo delegado para prestar esclarecimentos.

Inicialmente o uso do tablet será utilizado para procedimentos de menor letalidade registrados online

Inicialmente o uso do tablet será utilizado para procedimentos de menor letalidade registrados on line. Com o projeto consolidado todas as ocorrências serão registradas através do equipamento e o policial só irá à delegacia para conduzir presos ou entregar material apreendido. Casos em que a vítima procura o policial logo após o fato, como roubos a pedestres, também serão utilizados os tablets.

Para o comandante do 17º BPM, coronel Carlos Henrique, soluções práticas como o do RO Online representam importante ajuda para dar mais agilidade no trabalho da corporação.

— Do efetivo de 319 policiais, nós temos disponíveis somente 196 policiais aptos às ruas. Em casos de crimes como briga de vizinhos, dano ao patrimônio alheio, entre outros, cujos eventos são de menor potencial ofensivo, rapidamente o registro será feito e o policial estará liberado para melhor atender a Ilha.