Notícias

PM lança o Programa Patrulha Escolar

Policiais do 17ºBPM vão atuar na segurança das escolas


11/02/2022 - Edição 2080

O corpo docente da escola Abelard Feijó apoia o novo programa
O corpo docente da escola Abelard Feijó apoia o novo programa

Aproveitando o retorno do ano letivo nas escolas da Ilha, o 17ºBPM com o apoio do Comando Maior da Polícia Militar, lançou o Programa Patrulha Escolar de Proteção à Criança e ao Adolescente, cujo objetivo é proporcionar à população, policiais com técnicas especificas para a prevenção e o enfrentamento da violência escolar. A atuação deste modelo será feita de forma integrada com outros órgãos públicos, como o Conselho Tutelar, e instituições privadas, de modo a garantir os direitos da criança e do adolescente.  

Este novo formato prevê o contato direto da corporação com as escolas em horários bem mais flexíveis, atendendo a demanda, e policiando as unidades escolares ao longo do dia, até 22h, inclusive com patrulhas escolares aos sábados. Para tornar mais visível o programa, as viaturas estão caracterizadas com uma faixa dourada na lateral e os policiais usarão braçais específicos com o emblema do projeto. O programa é uma reedição ao antigo Pamesp Escolar, buscando desta vez uma relação mais estruturada e permanente com a comunidade escolar.  

— As equipes aqui na Ilha vão contar com telefones específicos disponíveis para receber ligações e mensagens por meio de aplicativos. Desta forma terão contato direto com os gestores das unidades escolares da região. Será também uma forma de aproximação entre o patrulheiro com as escolas — explica o Tenente Dias, que será o elo entre a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Militar e o Programa Patrulha Escolar.  

Este modal segue a estratégia adotada pela Polícia Militar nos últimos anos baseado em um policiamento de proximidade. De acordo com o comandante do 17ºBPM, Tenente Coronel Silvio Luiz, o programa chega para consolidar a presença do batalhão na segurança das escolas.  

— É um programa muito bem recebido pelo batalhão, que já até existiu em outros momentos, mas nunca desta forma, com diretrizes específicas. Temos cursos direcionados para os policiais que vão trabalhar. A perspectiva do 17ºBPM é muito boa e já vem tendo uma adesão muito boa, das crianças e dos responsáveis, que estão mais próximo aos policiais. A gente quer integrar o Patrulha Escolas ao Proed. Um completando o outro — finaliza o comandante.