30/08/2024 - Edição 2213
O 17ºBPM está intensificando patrulhamento e blitz cujo objetivo é fechar o cerco contra motos irregulares na região. No início da madrugada de quarta (28), uma operação de trânsito foi realizada no Aterro do Cocotá com o objetivo claro de coibir os chamados “rolezinhos” de moto, prática comum nas madrugadas insulanas quando motoqueiros se reúnem, perturbam o sono de moradores, além de realizarem diversos delitos e infrações no trânsito.
A ação, coordenada pelo Subtenente Augusto envolveu um efetivo de nove policiais, incluindo membros do Grupo de Ações Táticas (GAT) e da APTRAN, a unidade de policiamento de trânsito do batalhão. Os "rolezinhos", encontros informais de motociclistas que se reúnem para promover rachas e realizar manobras arriscadas em vias públicas, têm sido uma constante preocupação dos moradores da região. Além disso, essas práticas muitas vezes estão associadas a outras infrações, como o uso de veículos sem documentação adequada e a condução por menores de idade.
- Em tese, a prática desses eventos - autodenominados "Rolezinhos" - não se caracterizam como crime ou contravenção. Mas a direção perigosa ou perturbação do sossego, por exemplo, sim. As informações produzidas pela nossa Seção de Inteligência, em parceria com outros órgãos, são repassadas ao Setor Operacional, de maneira a adequar o nosso policiamento nas ruas e eventuais operações de trânsito. O Comando da Corporação e o 17° BPM estão atentos a essas movimentações, e empenhados em coibir tais práticas nas Ilhas do Governador e Fundão. Nesse sentido, destaco acréscimo de 100% no policiamento em motocicletas e aumento das operações em conjunto com a 37ª DP, e a 12° IGM, além de outras forças coirmãs – explica o Maj Rosner, Subcomandante do 17° BPM.
Durante a operação, foram abordadas 24 motocicletas e 63 pessoas. Ao todo, 29 autos de infração foram emitidos, e dois indivíduos conduzidos para a 37ª DP. Dentre os detidos, dois menores de idade que estavam em uma motocicleta irregular. Ambos já possuíam diversas anotações criminais. A motocicleta, além de ser conduzida por menores, foi autuada por duas infrações de trânsito.
A ação policial foi uma resposta direta às reclamações dos moradores da região, que frequentemente relatam a perturbação causada pelos "rolezinhos". O subcomandante do 17ºBPM ressaltou ainda que operações semelhantes continuarão a ser realizadas, como parte do compromisso do 17º BPM em assegurar o cumprimento das leis e a segurança dos moradores da região.