Notícias

Orquestra do Colégio Paranapuã é dez

Atividade dirigida por Júlio Paredes estimula alunos a tocar instrumentos


29/11/2019 - Edição 1965

Com 40 integrantes a Orquestra Jovem Paranapuã, fez apresentação de encerramento do ano na biblioteca
Com 40 integrantes a Orquestra Jovem Paranapuã, fez apresentação de encerramento do ano na biblioteca

O tradicional Colégio Paranapuã, dirigido pelo professor Edgar Torres, realizou no auditório da Biblioteca do Cocotá uma nova apresentação da Orquestra Jovem Paranapuã. O evento aconteceu na sexta (22), e contou com a presença de um bom público.

A orquestra foi formada há trezes anos pela oficina de música do professor Júlio Paredes e realiza duas apresentações anuais com a participação de pais, professores e alunos.

— As nossas oficinas são abertas a todos que sejam amantes da música e querem aprender como tocar um instrumento. Como dou aula de música para todas as turmas do Paranapuã, convido os alunos que se destacam para acompanhar a nossa orquestra. Inserimos eles nas nossas oficinas de violão, ukulele, bateria e baixo — explicou Júlio.

A orquestra é formada por 40 integrantes que escolhem durante o ano as músicas que vão tocar nas apresentações. Seguem apenas uma regra: a música de encerramento tem que ser alguma canção da famosa banda inglesa Beatles. Na última apresentação deste ano, a orquestra escolheu um repertório eclético, variando com músicas da banda Nirvana até Alceu Valença.

— Há dois anos tocamos na biblioteca do Cocotá e ficamos felizes com o resultado, pois vemos que a música é capaz de unir pessoas diferentes com um mesmo propósito. Para nós, isso é muito especial — disse o professor Júlio.

O Colégio Paranapuã, além da orquestra, possui outras atividades extracurriculares relevantes, como o Grupo Coral Satélite Paranapuã, formado por cerca de trinta alunos, que fazem apresentações em hospitais, casas de repouso de idosos e orfanatos, levando a música como elemento restaurador da alma. Informações: 2462-4946