Notícias

Orla perto da Pedra da Onça desmorona

Ação da maré derrubou estrutura de contenção e ameaça calçada


07/05/2021 - Edição 2040

Uma parte do calçamento já começou a ser destruída pela ação contínua da maré
Uma parte do calçamento já começou a ser destruída pela ação contínua da maré

O trecho da orla da Praia da Guanabaranas imediações da Pedra da Onça, está sob risco de desabamento. Parte da contenção localizada em frente ao Hotel Plage, cedeu à ação das marés e está bastante danificada. A falta da estrutura de contenção fez com que a calçada no trecho fique mais exposta possa sofrer rachaduras.  

Um dos mais afetados por esse problema é o quiosqueiro Valdir da Silva, de 70 anos. Ele trabalha no quiosque que fica localizado justamente no trecho danificado e convive diariamente com o medo de um acidente envolvendo o seu estabelecimento. 

— Nós quiosqueiros estamos constantemente cobrando para que os órgãos públicos tomem uma providência aqui nessa calçada. Já entramos em contato com Subprefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, mas nunca nos deram uma posição oficial de quando vão resolver a questão. Pagamos contas de luz, de água, telefone e impostos bem altos para funcionar aqui na praia. O mínimo que poderiam fazer por nós é garantir a segurança e que a gente não corra o risco de perder o quiosque para a natureza — cobra Valdir. 

A contenção danificada no trecho liga um sinal de alerta de preocupação também para moradores do bairro que costumam ir à orla caminhar. Um morador que preferiu não se identificar conta sobre o medo que sente  

— É preocupante, pois o que garante que outros pontos da orla também não sejam afetados pela maré? A gente fica com essa desconfiança e com a incerteza se estamos realmente em segurança na calçada — explica morador, completando — É triste ver a orla da Freguesia nesse estado. Aqui já foi um dos pontos mais frequentados da região e hoje as autoridades não dão a devida importância. É próximo a um local histórico que precisa de atenção e ser conservado. 

Procurada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura não se pronunciouaté o fechamento desta edição.