Notícias

Orla na Praia da Rosa está abandonada

Trecho da calçada que desabou há mais de dois anos segue sem previsão obras


12/02/2021 - Edição 2028

A ação das marés e a falta de conservação provocaram o desmoronamento, e hoje o buraco é usado como depósito de lixo e entulho
A ação das marés e a falta de conservação provocaram o desmoronamento, e hoje o buraco é usado como depósito de lixo e entulho

Parte da calçada da Praia da Rosa, no trecho entre o Estaleiro Eisa e a Rua Manoel Pereira da Costa, está destruída e acumula muita sujeira. Devido à ação das marés, parte do muro de contenção desabou, arrastando pedaços de concreto e piso da calçada, o que tornou impossível a passagem de pedestres.

De acordo com moradores, o problema teve origem no final de 2018. Na ocasião, em matéria publicada pelo Ilha Notícias, a Secretaria Municipal de Conservação informou que faria reparos no trecho da calçada e no muro de contenção. No entanto, mais de dois anos depois, o local segue sem obras e a situação piora a cada dia podendo se estender para a rua.

— Já temos uma dificuldade enorme de andar por causa dos carros que ficam estacionados na calçada e com isso somos obrigados andar na rua dividindo espaço com os veículos que passam correndo. E no único trecho da calçada que não tem carros estacionados, está esta cratera pondo em risco a nossa segurança. Assim fica muito difícil — lamenta o morador Jorge Nogueira.

Além do perigo, outra denúncia dos moradores é o lixo acumulado. Ainda que a Comlurb faça a coleta de lixo e que haja um ecoponto na entrada da comunidade da Praia da Rosa, há entulho e objetos velhos amontoados no buraco. Em dias em que a maré está baixa, é possível ver partes de diversos móveis, eletrodomésticos e pneus.

— Aqui tá cheio de lixo por causa de morador que não respeita. Tem preguiça de andar até a entrada da comunidade para colocar o lixo na caçamba e despeja aqui mesmo que é mais perto. Se acham mais inteligentes por fazer isso, mas não sabem que estão contribuindo para a contenção ficar ainda mais deteriorada — disse desolado, o morador Wilson Moura.

O presidente da Associação de Moradores da Praia da Rosa, Ilton Rosa, informou que na época em que a calçada da orla desabou, protocolou pedido na prefeitura para que uma obra fosse realizada no trecho.

— Ainda que essa parte não seja da área de atuação da nossa associação, é de suma importância que o reparo nesta calçada seja feito. Pois é um local de passagem dos moradores da comunidade e se tornou um risco enorme passar por ali. Essa obra precisa ser feita o mais rápido possível.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação informou que vai vistoriar o local para programar os reparos necessários na calçada e na contenção.