Notícias

Opinião - José Richard

Precisamos de mais atitude para exigir cidadania


Por José Richard

12/02/2021 - Edição 2028

Ser um verdadeiro insulano é ter orgulho desse pedaço de terra, agir com atitudes de amor à região, cuidado com os espaços públicos, como praias, calçadas e praças, além de respeitar os vizinhos e prestigiar as atividades produtivas instaladas na Ilha do Governador.

Esse conjunto de ações devem ser estimuladas e imitadas por todos nós para que a nossa região vá se destacando na cidade e, em contrapartida, conquiste espaço nas prioridades e preocupações das autoridades, de modo que as coisas funcionem melhor e os problemas resolvidos com a urgência que merecem.

Quero dizer que, muito do que não acontece é por absoluta falta de atitude da própria sociedade local para exigir cidadania à altura dos nossos direitos. Exemplo é o estacionamento irregular de veículos sobre algumas calçadas, que obriga os pedestres a caminhar pelo meio da rua. Inacreditável!

A GM e a PM não agem de modo firme, e na falta de fiscalização e punição, o morador se torna refém e impotente para denunciar. As ruas abarrotadas de carros circulando permite imaginar que muitas calçadas largas e com espaço suficiente para estacionar carros e caminho para passagem folgada de pedestres poderiam ser demarcadas como vagas de estacionamento. Na Estrada do Galeão e Cambaúba, por exemplo, existem muitos desses espaços, que se fossem bem sinalizados e principalmente fiscalizados poderiam diminuir o problema de estacionamento legal na Ilha.

Nas calçadas onde não há espaço suficiente, a prioridade absoluta tem que ser do pedestre, cujo direito deve ser garantido por todos os órgãos públicos responsáveis pela segurança e de trânsito. Na semana passada, o Ilha Notícias publicou na coluna Boca no Trombone uma imagem exemplar de irregularidade que acontece diariamente em frente ao Bradesco na Estrada do Dendê. É vergonhoso!