Opinião

Opinião - José Richard

Orlas na região precisam de reparo


Por José Richard

05/02/2021 - Edição 2027

Um pequeno trecho da orla na Praia da Bandeira está afundando e os moradores denunciam ao Ilha Notícias que pode desmoronar em direção ao mar se nada for feito de modo urgente no local. O muro de contenção entre a calçada e o mar não está resistindo a ação das ondas do mar, sobretudo na maré alta. A água penetra no concreto onde abre pequenos buracos e quando chega à faixa de terra o deslizamento começa rapidamente em direção ao mar.

A calçada, sem a base da terra começa a afundar e, se imediatamente, não forem feitas obras para restaurar o muro a calçada fica oca embaixo e acaba formando um perigoso buraco. Se o abandono continuar, como no caso da Praia da Bandeira, o muro de contenção e a calçada podem cair no mar e as águas avançam em direção à rua provocando um assoreamento grave.

Isso já aconteceu em alguns lugares da Ilha, como há algum tempo na Praia da Bica, perto do quiosque do Mexicano. A obra para recuperar foi cara e demorada. Um exemplo atual é o desmoronamento que acontece na orla Praia da Rosa, onde o muro de contenção, calçada e parte da rua já foram tragados pelo mar, e não há nenhum sinal de que os serviços de restauração vão começar. Não acredito que se fosse na Praia da Bica estaria assim, o local abandonado há meses e com os moradores indignados, sem voz e tristes pela absoluta omissão dos órgãos públicos responsáveis.

A Ilha do Governador tem aspetos geográficos interessantes e vistas belíssimas, principalmente em direção à Baia de Guanabara, mas, em contrapartida, também é preciso olhar pra dentro da região e ter órgãos públicos atentos à força das águas em toda orla, prontos para recuperar buracos e fissuras nas calçadas que sinalizam para ações imediatas de conservação das estruturas atingidas.

Como em qualquer ação pública é preciso fiscalizar e agir com rigor e agilidade em toda orla, para que não haja a desconfiança entre moradores de áreas diferentes. Afinal, todos pagamos impostos pesados e merecemos tratamento igual das autoridades responsáveis.