Opinião

Opinião - José Richard

O transporte marítimo na Ilha precisa fazer parte da agenda do próximo prefeito do Rio


Por José Richard

30/10/2020 - Edição 2013

Espero que todos os candidatos a prefeito tenham noção da importância da Ilha do Governador e o quanto a região pode ajudar no desenvolvimento do Rio de Janeiro. É preciso que o próximo responsável pela gestão da cidade tenha sensibilidade para estimular as vocações naturais da região. Um exemplo é o transporte marítimo, por absoluta necessidade de locomoção dos insulanos para outras regiões da cidade e municípios como Niterói, São Gonçalo, Magé e Duque de Caxias.

Existem dois projetos para a criação de trajetos marítimos na Baía de Guanabara que podem trazer benefícios para a região. Um no Fundão e outro para o aeroporto. O do Fundão pode facilitar a vida dos alunos e professores da UFRJ, além da comunidade local e dos trabalhadores das diversas empresas estabelecidas naquela região. O segundo é de um píer de atracação no Tom Jobim, cuja operação pode trazer diversos benefícios como o deslocamento direto de passageiros para o aeroporto Santos Dumont no Centro, além do transporte das cargas. Os dois complexos aeroportuários estão localizados distantes apenas cerca de 10km um do outro, sem trânsito e poluição.

Entendo que deve fazer parte obrigatória da agenda do novo prefeito tomar conta do transporte marítimo para diminuir consideravelmente a quantidade de veículos nas ruas e proporcionar a dezenas de milhares de passageiros uma opção de transporte mais tranquila e rápida, sem os congestionamentos e possibilidade de assaltos nas Linhas Vermelha e Amarela.

Acho que uma administração responsável pelo bem estar da população carioca deve ter a iniciativa de propor parcerias públicas e privadas para resolver essa importante questão que afeta muito a vida dos insulanos. Novos trajetos, mais embarcações e horários no único terminal de barcas no Cocotá fazem parte do conjunto de ações que podem significar a solução do grave problema de mobilidade urbana na Ilha.