Opinião

Opinião - José Richard

A questão do lixo esparramado pelas calçadas em diversas ruas da Ilha é um sério problema


Por José Richard

23/10/2020 - Edição 2012

É complicada essa questão do lixo esparramado pelas calçadas em diversas ruas da Ilha do Governador. Moradores conscientes vivem reclamando para o jornal através de mensagens nas plataformas sociais, que vizinhos mal educados colocam sacos de lixo na calçada fora dos dias que a Comlurb passa para recolher, causando a proliferação de insetos e provocando um mau cheiro insuportável devido aos resíduos orgânicos que apodrecem. O pior acontece quando chove e os sacos de lixo são levados pelas águas espalhando sujeira e causando entupimento nos ralos. Todos reclamam e ninguém é o culpado.

Nossos leitores também denunciam outro tipo de vizinhos. Aqueles cujo comportamento é ainda mais estranho. Eles se livram do lixo colocando na porta dos outros ou num lugar qualquer do outro lado da rua. Chega a ser bizarro e inacreditável, mas isso acontece para tristeza e revolta dos que agem corretamente e colaboram para a limpeza da sua rua de um modo normal e civilizado.

Têm outras atitudes ainda mais inacreditáveis, como a de moradores que levam o lixo dentro dos seus carros e jogam os sacos pelo trajeto em locais distantes das suas casas. Alguns agem sorrateiros com o carro em movimento e até tentam acertar o saco plástico dentro de alguma caçamba que encontram pelo caminho, mas normalmente erram. Esse lixo enfeia a Ilha, prejudica a saúde da população e dos animais que infelizmente buscam comida nas ruas e, principalmente, revela o quanto alguns dos nossos vizinhos precisam melhorar as suas atitudes, para não prejudicar outras pessoas.

Pior é o mau exemplo que fica para as crianças e jovens que assistem uma dessas cenas. Certamente elas sabem que essas atitudes não são nobres e não representam exemplo de cidadania.

Uma pena!