Opinião

Opinião - José Richard

A população não pode relaxar com as medidas de prevenção ao Covid-19


Por José Richard

02/10/2020 - Edição 2009

É preocupante o aumento dos casos de Covid-19, na Ilha e na cidade. Após seis meses de pandemia, todos nós já supúnhamos que os índices de queda seriam permanentes. Entretanto o planeta continua em alerta e na Europa uma segunda onda ameaça a rotina da flexibilização e o recordes de novos casos assustam as autoridades que podem determinar um retorno das regras mais rígidas para evitar o aumento de mortes.

No Rio, alguns infectologistas atribuem às aglomerações nas praias e à falta do uso de máscaras o aumento do número de internações nos hospitais, elevando para quase 90% a quantidade dos leitos ocupados exclusivamente para tratamento da Covid-19. Há alguns dias essa ocupação estava abaixo dos 50%. É assustador.

A população não pode relaxar e deve adotar medidas de prevenção o tempo todo, seja pessoalmente ou exigindo dos familiares os mesmos cuidados contra o vírus mortal, independente da idade e classe social. O sofrimento, revelado por sobreviventes que conseguiram se salvar do coronavírus, depois de enfrentarem a internação numa UTI é aterrorizante. É muito importante manter a rotina dos hábitos de precaução até que a vacina seja liberada no Brasil. Não pague prá ver!

Tenho alguns amigos que choram a perda de familiares, jovens e idosos, cuja falta repentina estraçalhou planos e trouxe muita tristeza para todos, e me preocupo com isso. Por isso, entendo como minha obrigação fazer novamente um alerta aos leitores do Ilha Notícias. Essa doença atinge em proporções diferentes cada ser humano e não existe a garantia de recuperação plena após a internação, cujo tratamento é doloroso e entre os internados que se recuperam – felizmente são 95% em média – podem acontecer sequelas. A situação ainda é grave e preocupante. Portanto, cuide-se!