Opinião

Opinião - José Richard

Intensificaram os assaltos a pedestres nas ruas da Ilha do Governador


Por José Richard

07/08/2020 - Edição 2001

É incrível! Como se já não fossem terríveis os transtornos provocados pela pandemia, a bandidagem resolveu intensificar os assaltos a pedestres nas ruas da Ilha do Governador para desespero dos moradores.

E aí, o cidadão que, em virtude do coronavírus, só sai para trabalhar, ir na farmácia ou no mercado, é covardemente surpreendido por um assaltante armado, pilotando uma moto, que coloca uma pistola na sua cabeça e leva celular e tudo mais que a vítima carrega de valor. É revoltante ser assaltado em ruas perto de casa nesse período triste que vivemos quando já existem tantas perdas, seja de parentes e amigos, além do desemprego. Enquanto de um lado a sociedade tem reagido com gestos de solidariedade e ajuda aos vizinhos em situação de desespero, cresce a quantidade de assaltos com o uso de motos. E uma mudança importante: antes eram feitos em dupla e agora o bandido age sozinho, certo da impunidade.

A população precisa estar ligada e alerta nas ruas, principalmente em virtude do aumento de motos circulando devido ao crescimento das entregas delivery. A movimentação de entregadores, durante a pandemia, se tornou intensa em toda a região e os motoqueiros alcançaram respeito da população pelo extraordinário serviço que prestam aos consumidores e empresas, sobretudo da área de alimentação, e como trabalhadores, também são vítimas dos criminosos.

O enredo desse tipo de crime é simples mas os danos terríveis pela brutalidade criminosa, além dos transtornos e prejuízos que causam. Na abordagem pegam as vítimas de surpresa, ameaçam de morte e na fuga são rápidos, desaparecem em segundos. Um dos procedimentos que as autoridades alertam para evitar o assalto é, quando estiver na rua, não falar ao celular e, se possível, mantê-lo escondido. O smartphone é o principal objetivo do criminoso pelo expressivo valor e revenda fácil no mercado do crime.

Cabe, urgente, às autoridades policiais uma resposta à altura contra esses criminosos como, por exemplo, a utilização de mais patrulhamento por policiais em motocicletas pelas ruas. Por outro lado é importante fazer o registro e se possível enviar à polícia fotos ou filmagens que eventualmente possuam de ações criminosas para facilitar a identificação dos bandidos e as suas motos. Para denunciar ligue 190 ou vá diretamente à 37ªDP.

Outra coisa, apesar de estável o número de mortos diariamente no Brasil, em virtude do coronavírus está num patamar altíssimo e há mais de quinze dias tem passado de mil pessoas diariamente. Portanto não existem motivos para diminuir os cuidados, e quem não é obrigado a sair deve ficar em casa prolongando a quarentena até os números diminuírem ou a vacina começar a ser aplicada. Fique ligado!