Opinião

Opinião - José Richard

Já é hora de ter linhas de ônibus para a Zona Sul na Ilha


27/09/2019 - Edição 1956

O insulano precisa pegar duas ou três conduções para chegar ao destino // Foto: Arquivo Ilha Notícias
O insulano precisa pegar duas ou três conduções para chegar ao destino // Foto: Arquivo Ilha Notícias

Uma das reclamações mais constantes de moradores da Ilha do Governador é a inexistência de linhas de ônibus para a Zona Sul. Esse vácuo provoca viagens longas, troca de ônibus e se tornam muito cansativas para pessoas que precisam estudar ou trabalhar naquela região e bairros como Botofago, Copacabana e Ipanema. Os passageiros ficam reféns de duas ou três conduções para chegar ao destino. Na ida e na volta.

É muito sacrifício, diariamente enfrentar ônibus lotados, por desculpas que não convencem. No aeroporto há uma linha que funciona em direção à Copacabana, e atende tanto viajantes como para trabalhadores do aeroporto que moram na Zona Sul. Ou seja, existe uma facilidade para moradores da Zona Sul trabalharem no aeroporto e o contrário nunca existiu. Já é hora!

Se forem criadas linhas para a Zona Sul, como postulo junto com muitos insulanos, um novo e grande mercado de empregos se abre para os trabalhadores da Ilha do Governador. Hoje dificilmente algum empresário da Zona Sul emprega morador da Ilha. Não apenas pela distância de casa e a demora para chegar ao trabalho, provavelmente cansado e estressado pela longa viagem e a troca de ônibus, mas principalmente porque gera despesas maiores com o vale transporte.

Portanto, não tenho dúvidas de que é importante tratar desse assunto com a seriedade que merece, e dar prioridade para novas concessões de transporte urbano da Ilha para bairros da Zona Sul. É urgente. O insulano está sufocado e sem a opção de ter um emprego em uma região tão importante da cidade, apenas porque não existe uma única linha de ônibus. Essa oportunidade de empregos não pode continuar sendo negada a nossa população.