Opinião

Opinião - José Richard

A natureza nos enche de paz e esperança nesses momentos difíceis de pandemia


Por José Richard

31/07/2020 - Edição 2000

A beleza do pôr do sol visto da orla do Corredor Esportivo chama a atenção dos insulanos na parte noroeste da Baía de Guanabara. O multireflexo proporcionado pelo sol e as nuvens, nos dias de águas calmas, revela uma obra de arte diferente da natureza a cada dia e que surge ao final das tardes encantando os privilegiados frequentadores do parque.

Dezenas de fotógrafos, acho que alguns até sejam profissionais pelo equipamento sofisticado, mas a maioria registra os momentos do poente espetacular com celulares, cujas imagens, penso, são enviadas imediatamente aos amigos e curtidas por invejosos pelo mundo afora. Outros frequentadores simplesmente param por alguns minutos para contemplar todas as nuances do vermelho, no lento e fantástico pôr do sol.

Independente das bobagens humanas, como as queimadas florestais e poluição das águas, a natureza se mostra encantadora e é curtida pela população como um sinal de esperança que parece nos conclamar a renovar forças para suportar tantas notícias chatas de amigos que tiveram pessoas atingidas fatalmente pelo coronavírus.

Entretanto, preocupo-me. Em tempos de pandemia, com centenas de brasileiros morrendo diariamente é incompreensível ver gente no parque e nas ruas sem a máscara facial. A atitude é uma grande irresponsabilidade cujas consequências podem ser fatais. Já são cerca de 90 mil pessoas que perderam a vida no Brasil e deixaram milhares de famílias inconsoláveis, desamparadas. O contágio é um risco a toda sociedade, e usar a máscara facial, para proteger a própria saúde e dos nossos semelhantes é uma obrigação. Uma questão de princípios e consciência humana.

E até na contemplação do por do sol e das caminhadas em busca de saúde nos parques e áreas de lazer como Corredor Esportivo, Praia da Bica e Aterro do Cocotá, entre lugares aprazíveis, muitos insulanos ainda não entenderam a necessidade do uso da máscara facial, talvez o item mais importante e de uso obrigatório nessa pandemia. Portanto, mais uma vez o meu alerta: por favor, use máscara facial quando estiver fora de casa, na rua, no parque, na condução, no trabalho. Isso vai proteger a nossa vida!