Opinião

Opinião - José Richard

O momento que vivemos é muito grave!


Por José Richard

01/05/2020 - Edição 1987

É importante tomar todas as medidas de proteção
É importante tomar todas as medidas de proteção

Diante de inúmeros relatos de familiares que já tiveram pessoas mortas pelo coronavírus, a doença é realmente de meter medo e todos nós precisamos tomar muito cuidado para evitar a contaminação. O vírus não respeita ninguém.

Em pouco mais de uma semana alguém saudável pode ser infectado e desenvolver um rápido processo letal, após sofrer um terrível estágio de falta de ar. As circunstâncias para que o paciente se torne de risco em poucos dias é a condição de imunidade do organismo para resistir ao ataque do vírus. Independente da idade, sexo, cor ou tamanho, se a pessoa estiver fraca fisicamente ou debilitada em razão de outra doença poderá ser mais vulnerável e atingir uma situação crítica. Esse é o grupo de risco, cujas pessoas devem ficar em casa.

Também é verdade que é grande o número de pessoas que se recuperam do coronavírus de modo natural, como se tivesse tido uma gripe comum e isso é uma notícia extraordinária. Já nos hospitais, médicos e enfermeiros comemoram diariamente a cura de centenas de pessoas de todas as idades. Uma conquista da dedicação desses extraordinários profissionais da saúde e um grande alívio para os pacientes e familiares. É um reviver.

Na Ilha do Governador o Hospital Evandro Freire tem cerca de cem leitos destinados a pacientes da Covid-19, dez deles de UTI para doentes graves que lutam pela vida. Tem muita gente mal para ser internada e não tem mais leitos. A região já contabilizou 18 óbitos. O momento é muito grave!

É preciso ter medo desta pandemia e tomar todas as medidas de proteção. Quem puder não saia de casa. E os que precisam trabalhar devem usar na rua e no trabalho máscaras de rosto, lavar as mãos constantemente com água e sabão ou usar álcool gel. Quando voltar para casa, separar para lavar toda roupa que usou, higienizar os sapatos e deixá-los perto da porta, em seguida tomar um banho. Tudo tem que ser feito até de modo exagerado para não trazer o coronavírus para dentro da sua casa e proteger a sua família. De resto, é aguardar com todo cuidado o fim da pandemia.