22/05/2026 - Edição 2303
A implantação do JAÉ representa uma das mais importantes mudanças recentes no transporte público municipal do Rio de Janeiro. Mais do que substituir antigos cartões, o novo sistema de bilhetagem digital inaugura uma etapa de modernização, integração e maior controle sobre a mobilidade urbana da cidade. O sistema já funciona em todos os modais regulamentados pela Prefeitura: ônibus municipais, BRT, VLT, vans e cabritinhos, reunindo milhões de passageiros numa única plataforma tecnológica.
Entre os principais benefícios para os usuários está a praticidade. Com o aplicativo do JAÉ, o passageiro pode recarregar créditos por PIX, cartão ou boleto, consultar saldo em tempo real, acompanhar extratos e utilizar QR Code diretamente no celular, sem depender exclusivamente do cartão físico. Outro avanço importante é que os créditos não expiram, oferecendo mais comodidade para quem utiliza o transporte diariamente ou de forma eventual.
O novo sistema também fortalece a transparência e a fiscalização do transporte coletivo. Durante anos, o modelo de bilhetagem esteve cercado de questionamentos sobre controle financeiro, subsídios públicos e denúncias de fraudes tarifárias. A digitalização permite à Prefeitura acompanhar melhor os dados operacionais, reduzindo irregularidades e tornando mais eficiente a gestão do Bilhete Único Carioca e demais gratuidades.
É claro que mudanças dessa dimensão enfrentam dificuldades. Muitos usuários ainda tem dúvidas sobre cadastramento e integração. São problemas que serão corrigidos nesta fase de implantação com o uso e a adaptação dos passageiros.
O JAÉ representa um avanço necessário e o Rio acompanha uma tendência mundial na digitalização da mobilidade urbana. Diante da importância do cartão só é necessária a plena adaptação dos usuários ao o uso da tecnologia: uma questão de tempo.
Por outro lado, garantida a estabilidade do sistema, atendimento e informação clara aos passageiros, o sistema significa um importante salto de qualidade no transporte público principalmente para os insulanos que agora contam com dezenas de ônibus novos circulando.
Um Orgulho para a Ilha
Sobrevivendo nas calçadas
A opção do transporte pelas barcas