Opinião

Opinião - José Richard

A cada dia que passa aumenta a quantidade de maus motoristas na Ilha


Por José Richard

13/03/2020 - Edição 1980

Trânsito na região é caótico
Trânsito na região é caótico

Quem avança um sinal é um mau motorista e péssimo cidadão, cujo comportamento é inaceitável tornando as ruas confusas e perigosas. Além de cometerem infrações inacreditáveis, esses motoristas irresponsáveis colocam em risco a própria vida e a dos outros, principalmente dos mais frágeis como crianças, idosos e senhoras. Até pouco tempo, a maioria das vans davam esse péssimo exemplo que atualmente foi copiado e contaminou muitos motoristas, principalmente aqueles cujo caráter acha certo levar vantagem em tudo, mesmo colocando a sua pressa à frente do respeito à legislação e à população.

Muitos motoristas não têm o mínimo pudor em avançar sinais, colocar seus veículos em lugares proibidos, como em frente de garagens e sobre as calçadas. Outra turma, são os responsáveis de menores que dão mau exemplo às crianças ao estacionar seus veículos de qualquer jeito em filas duplas e triplas onde abandonam os carros à espera dos alunos, tornando um caos o trânsito em frente às escolas, além de desrespeitarem o direito de ir e vir dos outros cidadãos.

A cada dia aumenta a quantidade de maus motoristas. A coisa funciona como um tipo de vírus que contamina cada dia mais gente que dirige irresponsavelmente enquanto, por outro lado, a fiscalização nas ruas diminui e são substituídos por radares e pardais, tornando as vias espaços onde gente louca dirige sem noção e respeito ao semelhante. Agora com o uso dos celulares por motoristas de aplicativos, a coisa piorou, e a maioria dos motoristas se permite dirigir grudado no aparelho sem sofrer nenhum tipo de penalidade. O rigor na fiscalização e principalmente a consciência dos bons cidadãos precisa ganhar força para que os maus motoristas sejam contagiados pelos ventos da serenidade e sintam vergonha pela dessa arrogância e assumam o papel de verdadeiros cidadãos. Não quero nem lembrar dos motoqueiros que pilotam verificando as mensagens no celular, porque se trata de uma ação preliminar ao suicídio e absolutamente incompreensível.