Opinião

Opinião - José Richard

As vias da Ilha do Governador estão desgastadas e precisam de manutenção urgente


Por José Richard

06/03/2020 - Edição 1979

Os veículos sofrem maior desgaste e acidentes acontecem devido ao mau estado das vias
Os veículos sofrem maior desgaste e acidentes acontecem devido ao mau estado das vias

Pelo menos as principais vias da Ilha do Governador precisam de um urgente serviço de recapeamento asfáltico para corrigir os desgastes provocados pelo uso e tempo, além de tapar os buracos. Os veículos sofrem maior desgaste e acidentes acontecem devido ao mau estado dessas vias que não tem uma manutenção adequada há muito tempo.

Nessa semana, um desses buracos na pista da Estrada do Galeão, sentido entrada da Ilha, logo após a Churrascaria Mocellin, provocou diversos danos aos veículos e poderia se transformar em acidente grave diante do limite de velocidade de 80km/h, que é relativamente alto. Além de ter os pneus rasgados o impacto quebrou as rodas de diversos carros de insulanos, causando prejuízos financeiros consideráveis, reboque e atraso em compromissos.

O pior é que mesmo com o IPVA nas alturas não há cuidado na conservação dessas vias de tráfego intenso, nem perspectiva que venham a acontecer. A indignação e revolta dos motoristas não encontra eco em lugar nenhum. Reclamar para quem? Deveria ter lei para o registro na delegacia policial e o governo ser condenado pagar os prejuízos. Como prova, bastaria anexar a foto do buraco e o dano ao veículo para uma ação de ressarcimento dos prejuízos.

A inexistência de pintura nas pistas é outro desleixo grave das autoridades responsáveis pela conservação e sinalização, principalmente em vias de três pistas como a Estrada do Galeão. Se a permanência nas faixas é conhecimento cobrado nas provas da CNH, como ter referências para trafegar corretamente em vias sem nenhuma sinalização nas pistas? Lamentavelmente somente as câmeras que produzem milhões em receitas financeiras provenientes de multas funcionam bem. É preciso cobrar mais ação daqueles que são os responsáveis por essas absurdas de omissões que colocam nossas vidas em perigo.