Opinião

Opinião - José Richard


01/11/2024 - Edição 2222

Enquanto continuam a circular pelas ruas, muitas motos irregulares sem respeitar as sinalizações de trânsito, inclusive circulando em cima das calçadas, disputando espaço com os pedestres, do nada volta a faltar águas em diversos bairros da região. Isso sem aviso prévio ou motivo aparente, já que a Light conseguiu dar uma relativa estabilizada no fornecimento de energia elétrica na região, a desculpa da Águas do Rio, que as vezes empurra a culpa para a falta de luz, não é a justificativa da vez.

Sem água agora, imagine a perspectiva de faltar no verão que se aproxima e que deve bater recordes de temperatura diante do descontrole geral do clima em todas as estações do ano.

A casa cuja família não tem cisterna ou caixa d’água deve se prevenir mais do que outros moradores porque nem aviso prévio devemos ter. A única certeza é a conta que chega pontualmente e com ameaça de corte no fornecimento. É assim que funcionando para desespero de todos nós.

Por outro lado, a Light precisa ajudar na aceleração de obras na recuperação do sistema de distribuição de energia concentrando esforços para finalizar as obras subterrâneas ao longo da Estrada do Galeão. É importante fechar os buracos que estão provocando grandes transtornos ao fluxo de trânsito fato que irrita os motoristas há algumas semanas.

O grave é que em alguns dias de semana os trabalhadores não aparecem e as obras não avançam. No conceito da população, obra pública deveria ter sempre regime de urgência, tipo sem parar, inclusive nos fins de semana.

Os impostos, taxas e as contas dos fornecedores contam hoje com processos avançados de tecnologia para facilitar e garantir o pagamento além de penalidades severas para quem atrasa. Entretanto a tecnologia que também poderia ajudar no planejamento dessas obras não é utilizada.

Não é pouco o prejuízo para o comércio e sobretudo para a população além dos problemas que a falta d’água gera, junto com o desconforto na limpeza da casa, higiene pessoal e na preparação das refeições. É o caos em cada casa! O verão vem aí!

joserichard.ilha@gmail.com