Opinião

Opinião - José Richard


17/10/2024 - Edição 2220

As comparações entre a região da Ilha do Governador e alguns bairros da zona norte da cidade, sob o ponto de vista dos moradores da Ilha, favorecem tremendamente a nossa região, seja em relação às questões de segurança ou qualidade de vida. Claro que a nossa Ilha ainda pode melhorar muito. Sofremos com a poluição das águas da Baía de Guanabara que continuam absurdamente poluídas e, embora com apenas uma via de saída – fato que aparentemente dificultaria a fuga –, nossas casas são assaltadas principalmente por criminosas que agem na Ilha e fogem de carro para fora da região. Até falsos colombianos, que desta vez se deram mal, através de uma ação eficiente da 37ª DP. 

Diante da situação de violência no restante do país – registrada diariamente pela imprensa –, a vida por aqui não está tão terrível assim. Mas temos que estar alertas o tempo todo. A quantidade de motos sem placas circulando pelas ruas e calçadas sugere a dificuldade das autoridades em fazer respeitar a lei, quanto mais ter tempo para proteger os cidadãos. 

Ponto para o Projeto Segurança Presente, cuja base fica localizada em frente à Confeitaria Majestosa e que tem realizado um excelente serviço no perímetro de ação dos agentes, com a apreensão diária de motos com documentação irregular. Pena que outras unidades do Segurança Presente ainda não atuem em todos os bairros da Ilha. É um reforço na segurança pública que está entregando um bom resultado. 

Aumentar o uso de motocicletas no policiamento é uma opção ágil, sobretudo no trânsito complicado da Ilha do Governador, e que a Polícia Militar poderia implementar urgente multiplicando a presença de policiais nas ruas, cujo resultado imediato melhora a sensação de segurança que hoje está quase zerada. 

Portanto, não importa na Ilha estarmos mais tranquilos que alguns locais piores que a nossa região. Isso não é vantagem. Temos que fazer a diferença, pedindo apoio das autoridades de segurança e fazer a nossa parte tomando todas as precauções para garantir mais tranquilidade e qualidade de vida, em todos os aspectos, na Ilha do Governador.