Opinião

Opinião - José Richard


19/09/2024 - Edição 2216

A decisão do prefeito Eduardo Paes sobre a concessão dos três estacionamentos localizados na Estrada do Galeão entre o McDonald’s e o Hortifruti deve contribuir para normalizar o acesso dos insulanos às centenas de atividades comerciais, consultórios, lojas, bancos e clínicas, entre outros negócios cujo uso do estacionamento é muito importante existir. Mas existir de forma justa e funcionando com preços justos, com tempo de tolerância para possibilitar o acesso sem cobrança para os veículos que simplesmente acessam o estacionamento para deixar, por exemplo, pacientes que vão desembarcar para ir ao médico, dentista ou farmácia. Ou situações semelhantes em que o passageiro de qualquer veículo particular, táxi ou aplicativo entra para só deixar um passageiro. 

Agora, a prefeitura deverá intervir nos espaços para normalizar o funcionamento desses estacionamentos cujo movimento deverá aumentar e provocar uma reação de maior procura pelos estabelecimentos e serviços no entorno, produzindo mais movimento ao comércio e facilidades aos insulanos de todos os bairros que procuram a Portuguesa. 

Criados durante a construção do Projeto Rio Cidade, os três estacionamentos ocupam área pública. Dois deles, localizados em frente ao Assaí e ao lado da lanchonete McDonald’s, estão literalmente construídos sobre a antiga pista da Estrada do Galeão, sentido entrada da Ilha do Governador, cujo fluxo de veículos foi desviado para a Rua República Árabe da Síria. O plano original era revitalizar o comércio local e proporcionar mais vagas de estacionamento.  

Entretanto, com o passar dos anos, a empresa que ganhou o direito de tomar conta dos locais, vigiar os carros estacionados e explorar comercialmente os espaços decidiu acabar com o tempo de tolerância e manter um valor caro para estacionar. Isso foi reduzindo o número de veículos e consequentemente o movimento de clientes no comércio local. Como não se percebeu sensibilidade dos atuais concessionários para tornar esses estacionamentos viáveis para a população, o prefeito Eduardo Paes, atendendo proposta da Associação Comercial da Ilha do Governador – apresentada na terça desta semana –, disse que a prefeitura deverá tomar medidas para ajustar um novo modo para a operação dos espaços, de modo que venham de fato trazer benefícios aos motoristas,  que hoje encontram muitas dificuldades para estacionar em um dos bairros mais movimentadas da região.